Sala Cecília Meireles recebe ‘Teatro Clássico Japonês de Variedades’

O espetáculo acontece na próxima quarta-feira e contará com apresentações de três renomados artistas japoneses.
Artistas do Teatro Classico Japones de Variedade Foto Divulgacao

Com o apoio do Consulado Geral do Japão, a Sala Cecília Meireles, na capital do Rio de Janeiro, recebe na próxima quarta-feira (16) o espetáculo “Teatro Clássico Japonês de Variedades”. A sessão contará com a presença dos artistas Charaku Sanshotei, mestre de Rakugo (tradicional e popular arte de contação de histórias cômicas), da malabarista Michiyo Kagami e de Hana Hayashiya, especialista na arte de corte de papel. A apresentação é dinâmica e o trio se destaca por preservar a faceta do rico acervo cultural popular japonês.

Sanshotei faz o papel de narrador e de outros personagens, utilizando-se da mímica e de diversos adereços. São mais de 50 anos de experiência e um repertório de mais de cem histórias cômicas. Já fez apresentações na Austrália, Inglaterra, Arábia Saudita, Vietnã, entre outros lugares.

Kagami iniciou sua carreira em 2011 e se tornou uma artista de Daikagura, arte japonesa tradicional de malabarismo. Estudou no Centro de Treinamento em Artes Tradicionais Japonesas do Teatro Nacional, onde aprendeu a arte, danças japonesas e a tocar instrumentos. Ela participou, em 2013, da Expo Japan em Paris e já se apresentou em universidades nas Filipinas e em escolas em Hong Kong.

Já Hana começou sua carreira na arte de cortar papel em 1997, trabalha, principalmente, com mestres de Rakugo e fazendo apresentações em festas. É especialista em Kamikiri, a arte de recortar o papel para criar desenhos, costuma retratar silhuetas humanas, animais, símbolos de sorte e cenas tradicionais japonesas. Hana é uma das poucas artistas especialistas nesta arte no Japão.

A Agência Nacional de Cultura do Japão e o Setor de Letras Japonesas da Faculdade de Letras da UFRJ participam da realização do projeto. A Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Rio de Janeiro e a Liga das Associações Nikkeis do Rio de Janeiro apoiam o espetáculo.

Serviço
Teatro Clássico Japonês de Variedades
Local: Sala Cecília Meireles
Endereço: Largo da Lapa, 47 – Centro – Rio de Janeiro
Data e horário: 16 de março / às 20h
Ingressos: R$ 40,00 (meia-entrada para estudantes e idosos)
Tels.: 21 2332-9223 / 21 2332-9224
E-mail: [email protected]

Mais Informações: Marcus Veras
E-mail: [email protected]
Tels.: 21 2259-6042 / 21 99243-5165
(www.salaceciliameireles.rj.gov.br / www.ingresso.com)

*Guia Cultural envido ao Mundo-Nipo por Nathália Serpa ([email protected])

O Mundo-Nipo não assume qualquer responsabilidade pelo material (informações, textos e fotos/imagens), que são fornecidos/enviados pelo órgão/empresa e publicados na íntegra pelo Portal Mundo-Nipo.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article
5 aniversario do terremoto de 2011 cerimonia em Natori Miyagi Foto AJW Images 11 03 2016

Japão faz um minuto de silêncio para marcar o 5º ano da tragédia de 2011

Next Article
Virus Zika Foto Reproducao NDTV

Japão confirma segundo caso de zika em menos de um mês

Related Posts