Inscrições para bolsas de estudo no Japão vão até o dia 29 de maio

As bolsas de estudo são destinadas a brasileiros de até 34 anos que querem complementar formação acadêmica no Japão.

As inscrições para bolsas de estudo destinadas a estudantes brasileiros de até 34 anos que querem complementar a formação acadêmica no Japão, terminam no dia 29 de maio. As oportunidades são para pesquisa em diversas áreas do conhecimento em universidades japonesas, sendo possível prorrogar a bolsa para mestrado e/ou doutorado, segundo o Ministério da Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia do Japão (MEXT), responsável pela seleção.

Não é preciso já saber falar japonês, mas inglês fluente é requisito e o interesse em aprender sobre a língua e a cultura japonesas também. No entanto, vale destacar que se a área de estudos do candidato requer bibliografia em língua japonesa, será necessário já ter conhecimento da língua japonesa. Os aprovados que não têm domínio de japonês farão curso básico do idioma local durante os seis primeiros meses.

Os selecionados receberão bolsa de 143 mil ienes por mês (cerca de 3,6 mil reais) durante o primeiro ano e serão isentos de taxas escolares. Passagens de ida e volta também serão custeadas pelo programa que pode ter duração de 1 ano e 6 meses ou de 2 anos.

As inscrições podem ser feitas presencialmente no consulado do Japão em São Paulo – para quem é dos estados de São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Triângulo Mineiro. Candidatos de outros locais devem consultar a jurisdição consular no site do consulado. O prazo de inscrição vai até o dia 29 de maio ou até o dia 26 de maio se a inscrição for feita pelo correio.

Em junho, estão previstos os testes de proficiência nos idiomas inglês e japonês. Os candidatos não falantes do japonês têm a opção de submeter apenas a maior nota entre os dois exames.

Aprovados nos testes de idioma e análise do projeto de pesquisa serão chamados para entrevistas no mês de julho. O formulário de inscrição e a relação de documentos necessários aos candidatos estão no site do Consulado Geral do Japão em São Paulo, que também traz mais informações sobre os requisitos para a participação.

*O Mundo-Nipo não assume qualquer responsabilidade pelo material (informações, textos e fotos/imagens), que são fornecidos/enviados pelo órgão emissor e publicados na íntegra pelo Portal Mundo-Nipo.

Total
0
Shares
Previous Article

Resultados do 5º dia do Torneio de Sumô de Verão 2015

Next Article

Dólar cai 1,5% e fecha abaixo de R$ 3 após dados econômicos dos EUA

Related Posts