Idioma Sem Fronteiras abre inscrições para cursos de japonês, italiano e alemão

As inscrições são gratuitas e terminam no próximo dia 19. As aulas serão ministradas em universidades federais.
Curso de idiomas Foto Stockvault T03 900x600 min
Foto: Stockvault

O Ministério da Educação, por meio do programa Idioma Sem Fronteiras, abriu as inscrições para cursos de japonês, italiano e alemão. O intuito do programa é estimular o aprendizado de diferentes línguas como fomento ao intercâmbio internacional.

De acordo com o Portal Brasil, os editais da seleção foram publicados ontem (13) no Diário Oficial da União (DOU).

Serão ofertadas até 19 vagas por instituição nos cursos de alemão, e até 20 nos de japonês e de italiano. Segundo a coordenadora do programa, Denise Abreu e Lima, os cursos, em formato piloto, ocorrem em parcerias realizadas entre o MEC, o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (Daad, na sigla em alemão), a embaixada italiana e a Fundação Japão.

“Faremos um levantamento das demandas desses idiomas nas universidades envolvidas, da receptividade da comunidade acadêmica e avaliaremos a estrutura do programa em resposta a este piloto para planejarmos as próximas ações”, explica Denise.

Alemão
O curso de alemão terá a iniciativa piloto em dez universidades públicas: Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Estadual Paulista (Unesp) e Universidade de São Paulo (USP).

Para participar do processo seletivo, é preciso ser aluno de graduação, mestrado ou doutorado em alguma das universidades indicadas, além de ter concluído até 90% do total de créditos do curso.

Podem participar também técnicos e docentes ativos das mesmas instituições participantes, vinculados ao MEC e que estejam com inscrição ativa no Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (Siape) há mais de seis meses. Técnicos e docentes da Unesp poderão se inscrever, desde que estejam na instituição há mais de seis meses.

Italiano e Japonês
As aulas de italiano, presenciais, serão ofertadas na UFC, UFPR, UFSM, Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Universidade Federal de Viçosa (UFV).

O ensino de japonês, também presencial, ocorrerá em cinco instituições: UFPR, Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Universidade de Brasília (UnB).

Inscrições
As inscrições são gratuitas e se encerram às 12h do próximo dia 19. O processo de inscrição deve ser realizado pelo Sistema IsF Aluno. Cabe exclusivamente ao candidato conferir o resultado da seleção, que será divulgado a partir das 12h do dia 23 de setembro no mesmo sistema.

Fonte: Portal Brasil, com informações do MEC.

Total
0
Shares
Previous Article
Sede do Ministerio da JuUstica do Japao Foto Creative Commons 900x600 min

Japão quer endurecer penas para crimes sexuais

Next Article
Estetoscopio medico Foto Creative Commons 900x600 02

Japão tem gasto recorde de US$ 404,8 bilhões com a saúde em 2015

Related Posts