Serviços

Governo de Minas abre inscrições para bolsas de treinamento técnico no Japão

Foto: Stockvault/Edição de arte Mundo-Nipo

A iniciativa é fruto de uma parceria do Estado de Minas Gerais com a Província de Yamanashi.

O governo do Estado de Minas Gerais, em parceria com a Província de Yamanashi, no centro do Japão, abriu inscrições para o Programa de Treinamento Técnico no Japão, no qual disponibiliza bolsas de estudo para pessoas de diversas regiões do mundo por intermédio treinamento em instituições japonesas.

O projeto conta com mais de 1,3 mil beneficiados, de 36 países, e oferece duas bolsas de treinamento, sendo uma delas para servidores públicos.

Para participar, o candidato precisa preencher os formulários disponíveis e entregá-los até o dia 18 de janeiro na Assessoria de Relações Internacionais da Secretaria de Estado de Governo (Segov), Cidade Administrativa, 1º andar / Edifício Gerais.

Bolsa para servidor público
O programa terá duração de 8 meses, com início em 21 de maio de 2017 e término em 20 de janeiro de 2018.

O candidato deve ter ensino médio completo (concluído no Brasil), idade entre 20 e 39 anos, gozar de bom estado de saúde e estar à disposição para fortalecer as relações entre Yamanashi e Minas Gerais durante o treinamento e após o retorno ao Brasil.

Confira abaixo os formulários necessários para inscrição de servidores públicos (disponíveis para download):

• LGOTP Invitation Guidelines (Arquivo em formato PDF)
Application Form 2017 (Arquivo em formato DOC)
• Pledge 2017 (Arquivo em formato DOC)
• Medical Checkup 2017 (Arquivo em formato DOC)
• Application Instructions 2017 (Arquivo em formato PDF)
• Trainee Dispatch Notice (Arquivo em formato PDF)
• Summary of Sending Organization (Arquivo em formato PDF)
• Formulários Preenchidos – Exemplo (Arquivo em formato PDF)

Bolsa para quem não é servidor público
O programa terá duração de 8 meses, com realização de 1º de junho de 2017 a 31 de janeiro de 2018. O candidato deve ter ensino médio completo (concluído no Brasil), idade entre 18 e 40 anos, bom estado de saúde e estar à disposição para fortalecer as relações entre Yamanashi e Minas Gerais durante o treinamento e após o retorno ao Brasil.

É necessário, também, que o candidato apresente uma declaração de que o vínculo empregatício será retomado após o termino do treinamento de Yamanashi. Em caso de o candidato estar desempregado no momento da candidatura, ele deverá apresentar um documento que garante a contratação dele após o treinamento.

Confira abaixo os formulários necessários para a inscrição de NÃO servidores públicos (disponíveis para download):

• Outline for the Yamanashi Overseas Technical Training Program (003) (Arquivo em PDF)
• Considerações às instituições e Candidatos (anexo) (Arquivo em formato PDF)
• Formulário 04 (English) (Arquivo em formato DOC)

Seleção e benefícios
O processo seletivo será constituído de três etapas, sendo a primeira de caráter eliminatório e as demais de caráter classificatório. Na etapa inicial, uma Comissão Julgadora selecionará entre 3 a 5 candidatos, com base na análise dos documentos apresentados.

Na segunda fase, os candidatos participarão de entrevistas, nas quais deverão utilizar seus conhecimentos em língua inglesa e japonesa. Na sequência, na terceira etapa, os governos de Minas Gerais e de Yamanashi examinarão a documentação dos 3 (três) primeiros classificados, bem como o relatório de suas entrevistas, para seleção e classificação final.

Os trainees selecionados irão receber as bolsas do programa Yamanashi Overseas Technical Training Program. Além do treinamento, os selecionados terão os custos com a passagem área, acomodação e transporte interno oferecidos pelo governo japonês.

Da Agência Minas Gerais

Comentários