Agricultura Natural de Mokiti Okada estará em exposição no 17º Festival do Japão

Festival do Japão, 04, 05 e 06 de julho de 2014…

Korin Agropecuária expõe o legado da Agricultura Natural de Mokiti Okada no 17º Festival do Japão, maior evento da cultura japonesa do mundo

 

(Imagem: reprodução)
(Imagem: reprodução)

 

O evento está repleto de atividades esportivas, culturais e lúdicas que prometem agradar aos mais de 190 mil visitantes esperados para os três dias de festa, que começa em 04 de julho, na capital paulista. No estande da Korin, os destaques são os produtos de mercearia, que estarão à venda, e a degustação de deliciosas sopas e mel

São Paulo,  26 de junho de 2014 – Para celebrar os 106 anos de imigração japonesa, o Festival do Japão escolheu como tema para a 17ª edição “A Origem da Felicidade”, baseado na pesquisa das Organizações das Nações Unidas (UNU) que aponta que o povo brasileiro ocupa a 24º colocação no ranking  de seu Relatório Mundial de Felicidade. Com esse tema e todas as atrações previstas, aliado ao momento de grande euforia no Brasil por ser sede da Copa do Mundo, o 17º Festival do Japão tem tudo para ser um grande evento: está repleto de atividades gratuitas para o público estimado em mais de 190 mil pessoas. Quem desejar, poderá aprender a fazer origamis (dobraduras), ikebanas (arranjos florais), sumiês (desenhos com tinta à base de carvão), entre outras artes dessa cultura milenar. Durante o Festival, a ser realizado de 04 a 06 de julho em São Paulo, haverá apresentações de danças, esportes e músicas típicas japonesas, além de área destinada à gastronomia, ou seja, será uma verdadeira imersão na comunidade japonesa brasileira.

No Pavilhão Cultural do Imigrantes Exhibition & Convention Center, palco do Festival, os visitantes também poderão apreciar as novidades da Korin Agropecuária, uma das maiores fabricantes brasileiras de produtos orgânicos e agroecológicos, que apresentará deliciosas sessões de degustação de sopas e mel e também irá expor e vender toda a sua linha de mercearia — alimentos saudáveis que produz seguindo o método da Agricultura Natural*, desenvolvido pelo filósofo japonês Mokiti Okada. “O evento celebra os 106 anos da imigração japonesa no Brasil que começou em 1908, tem atualmente em torno de 1.5 milhão de descendentes, e é o país com a maior colônia japonesa do mundo ocidental. Bem como os brasileiros representam a maioria dos não asiáticos dentro do Japão, em torno de 300 mil. É uma honra para nós da Korin participar deste encontro de nossos descendentes que estão construindo suas histórias em terra brasileira”, diz  o CEO da Korin Agropecuária, Reginaldo Morikawa, que é neto de japoneses.

 

Legado de Mokiti Okada

Também espiritualista, Mokiti Okada nasceu no Japão, em 1882, ao leste de Tóquio, e viveu até 1955. Estudioso de diversas áreas, deixou imenso legado para a humanidade em ramos tão distintos como a política, a medicina, a agricultura, a educação, a filosofia, a economia e a religião. Criador dos arranjos florais no estilo Ikebana Sanguetsu, Mokiti Okada em sua época já alertava sobre os malefícios do uso indiscriminado de agrotóxicos e outros químicos nas lavouras tanto para a saúde humana e animal quanto para o meio ambiente. Atualmente, há uma consciência crescente nas sociedades sobre a necessidade de produzir de maneira sustentável e de se consumir alimentos saudáveis, mas Mokiti Okada estava à frente de seu tempo, mostrando como os produtos químicos deterioram a natureza, envenenando mananciais e lençóis freáticos, e comprometem o sabor e a qualidade dos alimentos, além da saúde de lavradores e consumidores.

Líder  do movimento da Agricultura Natural no Oriente, é no seu amplo legado que a Korin baseia seus métodos de produção: sem uso de agrotóxicos, para preservar a biodiversidade, o solo, a água e resgatar a pureza dos alimentos, contribuindo assim para a saúde humana e elevação da qualidade de vida das pessoas, sejam consumidores ou agricultores. “A Agricultura Natural busca o equilíbrio das propriedades do solo, da planta, do animal e do meio ambiente”, observa o CEO da Korin, que comprova, com os seus números e histórico, que é possível produzir em escala e com sustentabilidade.
Pioneira em diversas áreas, a Korin é a primeira e única companhia brasileira a produzir em escala industrial frangos e ovos livres de antibióticos e promotores artificiais de crescimento, que podem causar a proliferação das super bactérias resistentes.  A empresa tem crescido bem acima da economia e do setor de alimentos. Nos últimos anos, registrou expansão média anual de cerca de 25%, mesmo percentual previsto para 2014. No ano passado, faturou R$ 76 milhões, com alta próxima de 27% em relação a 2012. Expansão que é fruto também do investimento acumulado em seus 20 anos de existência dedicados a concretizar no Brasil a Agricultura Natural. Somente neste ano, serão R$ 6 milhões investidos, o dobro de 2013. Criada em 1994, a Korin tem um amplo portfólio e foi uma das primeiras a lançar no mercado verduras, legumes e frutas cultivadas sem adubos químicos e agrotóxicos, assim como o frango livre de antibióticos e promotores artificiais de crescimento.

 

Estande Korin no Festival

Além do mel orgânico e derivados e das deliciosas sopas de frango com legumes, frango com abóbora e frango com batata, que serão preparadas para degustação no estande da Korin, os visitantes do 17º Festival do Japão vão poder comprar  produtos da linha de mercearia da empresa. Ela é composta por shiitake, shimeji, arroz orgânico, café e macarrão, entre os principais que estarão em exposição. A versão Frango com Abóbora Kabochá da Korin é primeira sopa instantânea orgânica certificada do país e tem vários diferenciais relevantes: é certificada pelo selo do governo brasileiro SISORG/Orgânicos, livre de aditivos químicos e realçadores de sabor glutamato monossódico e dissódico, não possui glúten, nem adição de sal e tem um sabor adocicado de abóbora japonesa muito marcante graças a presença em 70% de sua composição. Os dois outros deliciosos sabores da marca de sopas Soupi da Korin também são produzidos com frango orgânico Korin.

O pioneirismo da empresa está presente também na sua marca de mel. A Korin foi a primeira a lançar mel orgânico no mercado brasileiro. Realizada em parceria com a Breyer, a produção envolve mais de 100 apicultores integrados com mais de 27 mil colméias e tem a certificação do Instituto de Mercado Ecológico (IMO), que rastreia o produto desde as colméias até a ponta dos consumidores. Assim como o mel, que é proveniente de área de manejo livre de agrotóxicos e outros químicos, a elaboração do café nas versões torrado e moído e em grãos também segue os mesmos preceitos. O café orgânico Korin é certificado em todas as fases pelo IBD – Instituto Biodinâmico. “Toda a nossa produção segue os mesmo preceitos, recorrendo sempre aos métodos naturais de controle do solo e da planta, uma postura ambientalmente correta e humanamente saudável”, enfatiza Morikawa.

O shiitake da Korin é produzido em Suzano (SP) e certificado como produto orgânico pela ECOCERT. De origem oriental, o shiitake é conhecido como “alimento dos deuses”. Não à toa. Além do sabor, tem alto valor protéico, zero de colesterol e baixa caloria.  Também é rico em substâncias que regulam e fortalecem o sistema imunológico. Já o arroz, cultivado em áreas de reforma agrária em Nova Santa Rita (RS), é proveniente de uma parceria com a cooperativa Coopan. A linha de arroz orgânico certificado é composta por quatro tipos: cateto integral, cateto polido, agulhinha integral e agulhinha polido.

Já a linha de macarrão sustentável é importada da Itália. Nas versões Penne e Tagliatelli, é produzida pelo pastifício Mennucci, um parceiro da Korin que é referências em massas italianas desde o século XIX, quando começou uma pequena produção familiar na Província de Lucca, na região da Toscana. Hoje, é uma indústria reconhecida mundialmente pela qualidade e sabor de suas massas.

As comercializadas pela Korin são compostas por sêmola de grano duro, sêmola de grano natural e natural integral, farinha de soja e ovos frescos pasteurizados e podem ser preparadas em apenas 10 minutos. “As massas já vêm da Itália embaladas com a marca Korin, mas para receberem o selo de produto orgânico, por serem importados, uma certificadora brasileira precisaria estar entre as conveniadas pelo governo italiano ou vice-versa. Como não existe tal movimentação entre as nações, o produto, apesar de orgânico, é identificado como produto natural/biológico”, explica.

 
Portfólio saudável
Conheça mais alguns produtos da Korin disponíveis no 17º Festival do Japão:

Ovo Antibiotic Free e Orgânico: a Korin que já possui o ovo livre de antibióticos, proveniente de aves criadas sob as normas de bem-estar animal, sem a presença de antibióticos terapêuticos e como melhoradores de desempenho, produto vencedor do Prêmio ECO 2013, na categoria Processos em  Sustentabilidade. Agora, a empresa lança a versão orgânica do ovo, com as mesmas propriedades, com o diferencial da alimentação das galinhas, à base de milho e soja orgânicos;

Patê de fígado de frango: nas versões tradicional (75% de fígado de frango como matéria-prima) e Intenso (100% de fígado de frango como matéria-prima). O patê é um produto proveniente do frango livre de antibióticos da Korin.  Sem glutamato monossódico, utilizando aromatizantes naturais e especiarias em sua composição;

Feijão Orgânico: nas versões carioca e preto, o feijão Korin é cultivado sem agrotóxicos e com certificação orgânica. Apresentação de pacotes à vácuo de 1 kg;

Óleo de Soja Orgânico: originado do grão de soja orgânica e prensado a frio, o que garante que menos produtos químicos sejam adicionados à composição durante seu refino, como ocorre nos óleos prensados a quente. Apresentação em frascos de 500 ml;

Massas Congeladas Orgânicas: preparadas a partir de uma produção artesanal de massas recheadas, a Korin utiliza no preparo deste produto ingredientes orgânicos da empresa, como os ovos, o frango e o Shiitake. Nos versões Rondelli  (400g para duas pessoas) frango e mussarela, Canelone (400g para duas pessoas) frango e Shiitake fresco e Ravióli (individual 200g) mussarela com shiitake.

 
Serviço: A Korin Agropecuária estará no Pavilhão Cultural, estande 193
17º FESTIVAL DO JAPÃO
Data: 04, 05 e 06 de julho de 2014
04/07 – 12 às 21 horas
05/07 – 10 às 21 horas
06/07 – 10 às 18 horas
Ingressos: R$ 10 (*antecipado) e R$ 12 (*bilheteria)
Local: Imigrantes Exhibition & Convention Center (ex-Centro de Exposição Imigrantes). Rodovia dos Imigrantes, km 1,5, São Paulo
Acessewww.korin.com.brwww.festivaldojapao.com

 

*Korin Agropecuária e Agricultura Natural – A forma de cultivo orgânico que veio do Japão:
Formas de cultivo que visam respeitar as leis da natureza surgiram nos Estados Unidos, na Europa e no Japão. Em 1930, o filósofo e espiritualista japonês Mokiti Okada elaborou trabalhos nas áreas de agricultura, artes, medicina, religião e educação. Deixou muitos legados e idealizou o movimento da agricultura natural no Oriente e no mundo. A Korin produz alimentos nos moldes da Agricultura Natural de Mokiti Okada, sem agrotóxicos, aonde resgatar a pureza do solo e dos alimentos, preservar a diversidade e o equilíbrio biológico e contribuir para a elevação da qualidade da vida humana, são preceitos fundamentais. Mokiti Okada alertou para a necessidade de uma avaliação cuidadosa sobre os “bons resultados” obtidos pelo uso indiscriminado de agrotóxicos, que têm caráter passageiro e acarretam graves consequências ao meio ambiente. Em 1930 ele já alertava a população sobre a impregnação de resíduos químicos nos alimentos, a alteração do verdadeiro sabor dos mesmos, o comprometimento da saúde do lavrador, que manipula tais produtos, e do consumidor, além da contaminação de mananciais, leitos de rios, lençóis freáticos, enfim da ampla degradação ambiental que afeta toda a cadeia alimentar. A Agricultura Natural busca o equilíbrio das propriedades do solo, da planta, do animal e do meio ambiente. Além da Linha de Frangos Livres de Antibióticos e Orgânicos, a Korin tem em torno de 120 produtos naturais e orgânicos entre frutas, hortaliças e legumes.  Acesse: www.korin.com.br.

Para mais informações, por favor, contate:
Galeria de Comunicações
[email protected]
11-3803-8590/11-3672-0391/11- 99645-3499
Luciana Juhas –[email protected]
Vanessa Fontes [email protected]

 


• O Mundo-Nipo não assume qualquer responsabilidade pelo material (textos e foto/imagem), que são fornecidos pelo FJSP e publicados na íntegra pelo Portal Mundo-Nipo.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Japão fornecerá US$ 5 bi ao fundo do Banco Mundial pela luta contra a miséria

Next Article

Patinação Artística: Hanyu vai competir Copa da China e NHK Trophy

Related Posts