Consulado em Tóquio oferece serviço de assistência para retorno ao Brasil

Desde 1º de maio, o Consulado-Geral do Brasil em Tóquio passou a oferecer serviço de assistência aos cidadãos brasileiros que desejem retornar ao Brasil.

A decisão de retornar ao Brasil após anos vivendo e trabalhando no Japão não é fácil. Para uma melhor reinserção à sociedade e ao mercado de trabalho brasileiro, o cidadão deve tomar providências práticas e realizar um planejamento adequado.

Desde o dia 1º de maio, o Consulado-Geral do Brasil em Tóquio passou a oferecer serviço de assistência presencial informativa aos cidadãos brasileiros que desejem retornar ao Brasil. Valendo-se da experiência acumulada pela equipe do Consulado e das informações disponíveis em ferramentas como o Guia do Retorno e o Portal do Retorno, o Consulado disponibilizará atendimento personalizado com orientações que auxiliem o planejamento do retorno do cidadão a nosso país.

O cidadão brasileiro contará com o apoio de funcionário do Consulado para o esclarecimento de dúvidas e orientações a respeito das providências documentais necessárias antes de retornar ao Brasil; providências documentais após a chegada ao Brasil; bagagens e mudanças; volta ao mercado de trabalho brasileiro; empreendedorismo; finanças; previdência social; educação; assistência psicológica e saúde; e serviços de apoio a retornados ao Brasil.

O serviço funcionará às quintas-feiras, entre 9hs e 13hs, no 3º andar do Consulado-Geral em Tóquio.

Se você deseja contar com o serviço presencial, encaminhe o pedido de agendamento para o e-mail [email protected].

Além do serviço presencial no Consulado, o cidadão brasileiro que deseja retornar ao Brasil pode encontrar informações e orientações úteis.

 

Portal do Retorno

Elaborado pelo Ministério das Relações Exteriores, com o poio do Ministério do Trabalho e Emprego, Ministério da Previdência Social, Secretaria da Receita Federal, Caixa Econômica Federal e SEBRAE, além da Secretaria de Políticas para as Mulheres, o “Portal do Retorno” é o primeiro sítio eletrônico destinado a centralizar todas as informações disponíveis sobre programas e serviços que possam ser úteis a nacionais brasileiros que retornam ao país, especialmente aqueles em situação de maior vulnerabilidade.

O Portal reúne informações sobre o mercado de trabalho brasileiro, alternativas de capacitação profissional, orientações para aqueles que querem dedicar-se ao empreendedorismo e aplicar suas economias de forma produtiva, orientações sobre como reinserir-se no sistema de previdência social, informações sobre legislação aduaneira para fins de transporte de bagagem e bens desacompanhados e providências práticas em relação a documentação, entre vários outros temas.

 

Guia de Retorno ao Brasil

O Itamaraty lançou o “Guia de Retorno ao Brasil –  Informações Úteis sobre Serviços e Programas de Acolhimento“. Trata-se de cartilha elaborada conjuntamente pela Divisão de Assistência Consular do Ministério das Relações Exteriores, pela Secretaria de Políticas para as Mulheres, pelo Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas do Ministério da Justiça e pelo Departamento de Polícia Federal.

O Guia contém informações sobre programas e serviços disponíveis no Brasil dos quais podem beneficiar-se brasileiros que retornam do exterior em situação de desvalimento. A cartilha destina-se a agentes consulares, funcionários de organizações de acolhimento governamentais e não-governamentais e voluntários das comunidades brasileiras em geral. Munidos de informações sobre programas e serviços disponíveis no Brasil nas esferas de saúde física e psicológica, trabalho, educação, moradia e abrigo, esses agentes multiplicadores poderão orientar os brasileiros que se encontram em vias de retornar. O objetivo é auxiliar seu processo de reinserção social e econômica no País.

Para mais informações sobre as providências necessárias antes de deixar o Japão, visite a página específica no Consulado-Geral do Brasil em Tóquio.

 


O Mundo-Nipo não assume qualquer responsabilidade pelo material (informações, textos e fotos/imagens), que são fornecidos/enviados pelo órgão emissor e publicados na íntegra pelo Portal Mundo-Nipo.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Nissan apresenta Skyline 200GT-t e anuncia vendas para 5 de junho no Japão

Next Article

Bolsa de Tóquio abre com leve baixa de 0,06%

Related Posts