Exercício anual de simulação de terremotos é realizado em todo o Japão

Os exercícios, que marcam a data do Grande Terremoto de Kanto, envolveram até o premiê Shinzo Abe e seus ministros.

Do Mundo-Nipo

Exercícios para enfrentar eventuais terremotos foram realizados por todo o Japão nesta segunda-feira (1). Estas manobras anuais de simulação a nível nacional são realizadas na data que marca a ocorrência do Grande Terremoto de Kanto, em 1º de setembro de 1923 – uma das maiores tragédias já ocorridas no país e que provocou a morte de mais de 100 mil pessoas em Tóquio e áreas adjacentes.

 

Japao marca o 91º aniversário do Grande Terremoto de Kanto (Fotos: Kyodo)
Além da simulação a nível nacional, uma série de cerimônias foram realizadas no país para marcar o 91º aniversário do Grande Terremoto de Kanto (Fotos: Kyodo)

 

O exercício liderado pelo governo central neste ano se baseia na hipótese de ocorrência de um terremoto de magnitude 7,3, acontecendo pela manhã, diretamente sob Tóquio, causando sérios danos em amplas áreas.

Um painel de especialistas estima que cerca de 23 mil pessoas seriam mortas caso tal terremoto ocorra numa tarde de inverno com fortes ventos. Estima-se que 16 mil do total de vítimas seriam mortas por ocorrências de incêndios.

Os exercícios envolveram ainda os ministros do gabinete do governo, que saíram das sedes de seus órgãos caminhando até o escritório do primeiro-ministro, onde realizaram o treinamento simulando uma reunião de emergência com o premiê Shinzo Abe.

Eles fixaram diretrizes de emergência dando um alto nível de prioridade às atividades de salvamento de pessoas. Outra prioridade foi a de manter ativas as funções regulares da região metropolitana de Tóquio.

Como parte destes exercícios, o premiê também deu uma coletiva de imprensa em seu escritório. Ele conclamou o povo a obter informações precisas em tais situações através da televisão, do rádio, da Internet e de outros meios de comunicação. Ele também solicitou às pessoas a permanecerem calmas e a se ajudarem mutuamente.

Além da simulação a nível nacional, uma série de cerimônias foram realizadas no país para marcar o 91º aniversário do Grande Terremoto de Kanto.

(Com informações da NHK News e da Agência Kyodo)

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso..

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Fukushima aprova construção de instalação para armazenar lixo radioativo

Next Article

Trabalhadores da usina em Fukushima querem compensações por risco à radiação

Related Posts