Sociedade

Um em cada 6 japoneses vivem em áreas suscetíveis a tsunami

Segundo o estudo, Tóquio tem o maior número de pessoas vivem em áreas potencialmente vulneráveis.

Do Mundo-Nipo

Um estudo realizado pelo Centro de Pesquisa de Redução de Desastres da Universidade de Nagoya apontou que um em cada seis japoneses vivem em áreas baixas, suscetíveis de serem devastadas em caso de um tsunami.

 

Vista aérea de Sendai logo após o terremoto e tsunami de 2011 (Foto: Wikimedia Commons)

Vista aérea de Sendai logo após o terremoto e tsunami de 2011 (Foto: Wikimedia Commons)

 

A pesquisa mostrou que de 128 milhões de habitantess, 21,8 milhões vivem a menos de 5 metros do nível do mar, a maioria se estendendo ao longo das áreas costeiras.

Os pesquisadores informaram que a altura prevista para um possível tsunami varia de acordo com a topografia de cada área e como as comunidades locais foram preparadas para lidar em caso de desastres.

Segundo o estudo, Tóquio tem o maior número de pessoas vivem em áreas potencialmente vulneráveis, com 3,43 milhões. A prefeitura de Osaka é a segunda região que mais tem moradores vivendo sob risco, com 1,74 milhões, seguida pela prefeitura de Chiba com 1,44 milhões.

As informações são do jornal Asahi Shimbun.

 

Para saber mais sobre Sociedade, clique em mundo-nipo.com/sociedade. Siga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Comentários

Deixe uma resposta