Japoneses comemoram retorno de linha férrea em Iwate

A ferrovia retomou “parcialmente” suas operações pela primeira vez desde que a linha foi gravemente danificada pelo terremoto de 2011.

Do Mundo-Nipo

Uma ferrovia em uma área devastada retomou “parcialmente” suas operações na quarta-feira pela primeira vez desde que a linha foi gravemente danificada pelo terremoto de 11 de março de 2011.

 

Um trem da linha Minami Riasu todo enfeitado para comemorar a viagem inaugural (Fotógrafo: Nathan Hill)
Um trem da linha Minami Riasu todo enfeitado para comemorar a viagem inaugural (Fotógrafo: Nathan Hill)

 

Foram retomadas as operações em uma seção 21,6 quilômetros, entre as estações de Sakari e Yoshihama, além de Ofutano, todas na província de Iwate, uma das mais atingidas pelo terremoto de 2011.

Uma multidão lotou a Sakari Station, o ponto de partida da South Rias Line. Cerca de 150 passageiros, foram sorteados para pegar o trem inaugural.

Milhares de pessoas, incluindo a atriz Norika Fujiwara, de 41 anos, e o comediante Ken Shimura, de 63 anos, participaram do serviço comemorativo em várias estações ao longo da linha.

 

Linha Minami Riasu, em Ofunato (Foto:Nathan Hill)
Passageiros descendo de um trem da linha Minami Riasu, em Ofunato (Foto:Nathan Hill)

 

Foi pecorrido uma faixa de 107,6 km em Iwate, que compreende duas linhas: a 71 km da North Rias Line, que liga Miyako e Kuji, e a 36,6 km da South Rias Line, que liga Ofunato e Kamaishi.

A Sanriku Railway, operadora da linha, construiu três novos vagões com recursos doados pelo governo do Kuwait, e está a caminho de operar a linha completa em abril do próximo ano.

Mas as linhas ferroviárias ao longo da região costeira, danificada pelo tsunami, estão inoperantes por mais de 270 quilômetros em oito linhas, operadas pela Ferrovia Sanriku Railway e a East Japan Railway.

O custo para restaurar as duas linhas é estimado em 10,8 bilhões de ienes (cerda de 115 milhões de dólares). Todo o custo será bancado pelo governo central.

 

Para saber mais sobre Sociedade, clique em mundo-nipo.com/sociedade. Siga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Quase tudo pronto para acontecer o 11º Japan Fest em Marília, SP

Next Article

Coreia do Norte prepara-se para usar mísseis e inciar atividades nucleares, diz EUA

Related Posts