Japão marca 66º Dia da Constituição

A Constituição japonesa foi elaborada sob a supervisão dos Estados Unidos.

Do Mundo-Nipo

O Japão foi marcado nesta sexta-feira pelo 66º Dia da Constituição (Kenpou-Kinenbi), em um momento que o primeiro-ministro Shinzo Abe está determinado a alterar a principal lei do país.

 

Shinzo Abe 002 (Foto: Nippon News)
Shinzo Abe, primeiro-ministro do Japão (Foto: Nippon News)

 

Abe espera reescrever a Constituição Pacifista atual mudando o artigo 96 da Constituição do Japão, que fixa as regras para qualquer emendas constitucionais.

A Constituição, que não foi revista desde que entrou em vigor em 1947, foi elaborada sob a supervisão dos Estados Unidos durante a ocupação do Japão do pós-guerra.

O primeiro-ministro japonês pretende melhorar suas defesas do país através da modificação do art. 9 que estipula que “o povo japonês renuncia para sempre à guerra como direito soberano da nação, assim como à ameaça ou ao uso da força como meio para resolver os conflitos internacionais”.

As intenções de Abe ocorrem num momento em que a disputa territorial com a China tem aumentado as tensões entre os dois países.

 

Para saber mais sobre Política, clique em mundo-nipo.com/politica. Siga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Japão insta Brasil a melhorar sistema fiscal para atrair empresas japonesas

Next Article

ASEAN e Sudeste Asiático vigilantes com flexibilização monetária mundial

Related Posts