Japonesa Misao Okawa, a pessoa mais velha do mundo, completa 117 anos

Okawa comemorou seu 117º aniversário na companhia de familiares em um centro para idosos em Osaka.

Do Mundo-Nipo

Misao Okawa, uma japonesa que é creditada ser a pessoa mais velha do mundo, comemorou nesta quarta-feira (4), com um dia de antecipação, seu 117º aniversário na companhia de familiares em um centro para idosos em Osaka, no centro-oeste do Japão.

Durante a pequena festa na casa de repouso onde vive, a idosa recebeu a visita de Takehiro Ogura, prefeito do distrito de Higashisumiyoshi, que lhe deu flores e fez várias fotos com a família da anciã, incluindo o filho mais velho de Okawa, de 92 anos.

Quando perguntada se havia descoberto o segredo da longevidade, Okawa respondeu timidamente: “Bem, eu não sei”. A idosa vestia um quimono estampado com flores de cerejeiras e uma flor rosa adornando o cabelo.

Os cuidadores de Okawa contaram que “o estado de saúde da anciã é bom”. Disseram ainda que ela come três vezes ao dia e seus pratos favoritos são guisado e macarrão de origem chinesa. A idosa costuma dormir cerca de 15 horas ao dia e quando se sente com forças se movimenta sozinha pelas instalações do local em sua cadeira de rodas.

Filha de um comerciante de tecidos em Osaka, Okawa nasceu em 5 de março de 1898.  Ela se casou em 1919 e dois de seus três filhos ainda estão vivos. Até o ano passado, a idosa somava quatro netos e seis bisnetos.

O Livro Guinness dos Recordes (Guinness World Records), reconheceu Misao Okawa como a “pessoa viva” mais velha do mundo em junho de 2013, após a morte do japonês Jiroemon Kimura, que morreu aos 116 anos de idade. Ela é a terceira pessoa mais velha de todos os tempos no Japão.

O homem mais velho do mundo é também um japonês, Sakari Momoi, que celebrou seu 112º aniversário em 5 de fevereiro.

Atualmente, existem no Japão mais de 58 mil centenários, de acordo com dados do Ministério da Saúde. Mais de 25% da população de aproximadamente 127 milhões de japoneses têm 65 anos ou mais. A taxa, a maior da história no país, equivale a 32,96 milhões de pessoas.

Além disso, um em cada oito japoneses (15,9 milhões) tem idade a partir dos 75 anos. A tendência de envelhecimento da população japonesa se acentuará no futuro, de acordo com o Instituto Nacional de População, que estima ainda que, no ano de 2035, um em cada três japoneses terá idade a partir dos 65 anos, enquanto um em cada cinco terá 75 anos ou mais.

Em 2013, a expectativa de vida para as mulheres no Japão foi de 86,61 anos, a mais alta do mundo, enquanto para os homens ficou em 80,21 anos, a quarta maior, de acordo com o Ministério da Saúde do país.

(Com informações da NHK News e da Agência Kyodo)

*Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Filme 3D de Doraemon lidera ranking de animações mais vendidas no Japão

Next Article

Dólar fecha em nova máxima após passar de R$ 3 durante a sessão

Related Posts