Sociedade

Japonês reconhecido como o homem mais velho do mundo morre aos 112 anos

Apesar de o ancião ter morrido no domingo, a Prefeitura de Saitama só divulgou a notícia nesta terça-feira.

Do Mundo-Nipo

O japonês Sakari Momoi, reconhecido como o homem mais velho do mundo, morreu no aos 112 anos por insuficiência renal na província de Saitama, no leste do Japão. De acordo com a emissora publica “NHK”, apesar de o ancião ter morrido no último domingo, a prefeitura de Saitama, cidade onde o ancião estava vivendo, só tornou pública a informação nesta terça-feira (7).

Momoi nasceu em 5 de fevereiro de 1903 na cidade de Minamisoma, no centro do país, e tinha entrado para o Livro Guinness dos Recordes (Guinness World Records) como o homem mais velho do mundo em agosto do ano passado.

Esse título deve passar agora para outro cidadão japonês, Yasutaro Koide, também de 112 anos e só um mês mais jovem que Momoi, informou a “NHK”, acrescentando que o reconhecimento ainda precisa ser confirmado pelo Livro dos Recordes.

Há uma semana, o homem mais velho do mundo precisou ser hospitalizado devido a uma insuficiência crônica nos rins, que acabou causando sua morte, disseram as autoridades de Saitama.

No último dia 5 de fevereiro, Momoi tinha celebrado seu 112º aniversário com seus familiares e, conforme relatou a imprensa local, levava uma vida tranquila. Foi professor de química agrícola e depois diretor de várias escolas das prefeituras de Fukushima e Saitama.

O Japão é o país com maior expectativa de vida do mundo – 87 anos, segundo os últimos dados da Organização Mundial de Saúde. Em 2014, o país contava com quase 59 mil pessoas centenárias, das quais 87% eram mulheres, o que representa um novo recorde de longevidade.

Atualmente, a pessoa mais velha do mundo é a americana Susannah Mushatt Jones, que completou 116 anos na última segunda-feira. Ela foi reconhecida pelo Livro Guinness dos Recordes um mês após a morte da japonesa Misao Okawa, em abril deste ano. Misao morreu por causas naturais os 117 anos.

*Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Comentários