Universidade de Tóquio vai incluir aulas de ‘ética em pesquisa’

A universidade irá administrar aulas sobre ética em pesquisa a todos os estudantes como forma de evitar fraudes acadêmicas.

Do Mundo-Nipo

A Universidade de Tóquio anunciou nesta quinta-feira (10) que está compilado um projeto de educação denominado “ética em pesquisa”. Segundo a instituição, a medida é para evitar práticas desonestas na pesquisa acadêmica.

 

Universidade de Tóquio (Foto: Kyodo)
Uma força-tarefa será criada este mês para administrar aulas sobre ética em pesquisa a todos os estudantes da universidade (Foto: Kyodo)

 

O projeto da mais renomada instituição de ensino superior do Japão vem depois que uma equipe de um de seus departamentos, o Instituto de Biociências Molecular e Celular, alterou dados em vários relatórios de pesquisas.

Uma força-tarefa será criada este mês para administrar aulas sobre ética em pesquisa a todos os estudantes de graduação e pós-graduação. A instituição também começará a usar um software que pode detectar plágio em trabalhos de pesquisa.

Um centro de consulta para ensinar os alunos formas adequadas de compilar relatórios de também está sendo preparado. A universidade irá criar um “banco de dados de má conduta acadêmica” para usá-lo no ensino de ética em pesquisa.

A Universidade de Tóquio explicou que casos recentes de fabricação de dados e plágios de pesquisas estão fazendo as pessoas “perder a fé nos estudos acadêmicos”. Por causa disso, a instituição quer desempenhar um papel preponderante na recuperação da confiança acadêmica.

(Do Mundo-Nipo com informações da emissora pública NHK)

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Palácio Imperial de Kyoto é aberto ao público

Next Article

Cidade em Hokkaido caça urso que já matou uma pessoa e atacou dezenas

Related Posts