Sociedade

Cerimônia em Tóquio marca segundo aniversário do terremoto e tsunami de 2011

Toda a região devastada pelo desastre dedicou a segunda-feira para prestar homenagens.

Do Mundo-Nipo

Cerca de 1.200 pessoas participaram do memorial do segundo aniversário do terremoto e tsunami de 2011 organizado pelo governo japonês, em Tóquio, nesta segunda-feira.

O Imperador Akihito e a Imperatriz Michiko estava presentes na cerimônia, que contou com representantes de famílias das vítimas.

 

Homenagens prestadas em Sendai na nesta segunda-feira (Foto: Aflo Images)

Homenagens prestadas em Sendai nesta segunda-feira (Foto: Aflo Images)

 

Os presentes ofereceram um minuto de oração silenciosa às vítimas do desastre que devastou o nordeste japonês às 14h46,  hora exata em que o terremoto de magnitude 9,0 ocorreu há dois anos.

Segundo informações da rede NHK, Shinzo Abe comprometeu-se em seu discurso em fazer o seu melhor para ajudar a reconstruir as áreas afetadas. Ele ainda acrescentou que está determinado a construir um Japão mais forte, resistente e bem preparado para desastres naturais.

O Imperador Akihito disse em seu discurso que aprendeu, juntamente com toda a população japonesa, a importância de se praticar exercícios de evacuação em escolas e comunidades para lidar com um desastre de tsunami.

Os participantes, incluindo estrangeiros, ofereceram flores em um altar para as vítimas. Toda a região devastada pelo desastre dedicou a segunda-feira para prestar homenagens.

O número confirmado de mortos pelo terremoto e tsunami foi de 15.881, sem contar os desaparecidos de 2.668 e outras pessoas que morreram subsequentemente de 2.303.

Cerca de 315 mil pessoas ainda vivem em abrigos temporários, conforme os dados até o final de fevereiro.

O país também sofre com a crise nuclear, que eclodiu logo após a região ter sido atingida pelo desastre.

Os governos centrais e locais estão trabalhando duro para acelerar a reconstrução do país.

 

Assista ao discurso do primeiro-ministro Shinzo Abe durante a cerimônia:

 

Para saber mais sobre Sociedade, clique em mundo-nipo.com/sociedade. Siga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Comentários