População do Japão tem queda recorde de 0,22% em 2012

A população caiu para um recorde de 127,515 milhões, enquanto as pessoas acima de 65 anos ultrapassaram a marca de 30 milhões.

Do Mundo-Nipo

A população do Japão caiu 0,22 por cento, para um recorde de 127,515 milhões a partir de 1 de outubro de 2012, enquanto as pessoas com 65 anos ou mais, ultrapassaram a marca de 30 milhões pela primeira vez, mostraram dados do governo nesta terça-feira.

 

População japonesa (Foto: AFLO)
O número de pessoas a partir de 65 anos aumentou 1,041 milhão, para 30,793 milhões (Foto: AFLO)

 

Os números da pesquisa do Ministério dos Assuntos Internos e Comunicações foram a última prova do envelhecimento da sociedade japonesa.

O declínio de 284 mil no total da população, que também incluía os estrangeiros, foi o maior já registrado desde que os dados comparativos ​​se tornaram disponíveis em 1950.

O Ministério atribuiu a queda ao número de mortes, que foi superior ao de nascimentos, e também ao aumento no número de residentes estrangeiros que deixaram o país em relação com aqueles que entraram a partir de outubro de 2011, de acordo com a agência Kyodo.

O aumento de saída de estrangeiros no país se deve a tragédia de 11 de março de 2011, quando o terremoto seguido de tsunami devastou parte do nordeste japonês, atingindo a usina nuclear Fukushima Daiichi. O complexo desencadeou uma das piores crises nuclear do mundo, e, consequentemente, causou um êxodo de estrangeiros no país, temerosos pela radiação emitida pela usina.

De acordo com os dados do Ministério, as pessoas a partir da faixa etária 65 anos representavam 24,1 por cento, um recorde de alta na população total de terceira idade.

O número de pessoas nessa faixa etária aumentou 1,041 milhão, para 30,793 milhões, em parte porque os nascidos na geração em que o país registrou uma explosão de natalidade, entre os anos de 1947 a 1949, já atingiram os 65 anos.

Enquanto isso, pessoas com idade abaixo de 14 anos caiu para uma baixa recorde de 16,547 milhões, uma redução de 158 mil.

A população diminuiu em 40 das 47 do país prefeituras. A prefeitura de Fukushima ficou em primeiro lugar, com um declínio de 1,41 por cento. A prefeitura, no nordeste do Japão, é a sede da danificada usina Fukushima Daiichi.

 

Para saber mais notícias sobre Sociedade, clique em mundo-nipo.com/sociedade. Siga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Mais oito pessoas são registradas com gripe aviária na China

Next Article

Curta-metragem do diretor Sasaki é selecionado para o Festival de Cannes

Related Posts