Mulheres ocupam apenas 6,2% dos cargos de chefia em empresas no Japão

Mais de 51% das empresas no Japão afirmaram que não possuem mulheres ocupando cargos de chefia.

Do Mundo-Nipo com Agência Kyodo

As mulheres ocupam apenas 6,2% dos cargos de chefia em companhias japonesas, e apenas 20,9% das empresas esperam que este índice aumente, de acordo com uma pesquisa realizada pela consultoria Teikoku Data Bank.

A consultora pesquisou 11.017 companhias em julho. Do total, 51,5% disseram que não possuem mulheres ocupando cargos de chefia, enquanto apenas 5,3% das empresas responderam que têm mulheres ocupando 30% autos cargos.

Ao longo dos últimos cinco anos, a proporção de mulheres em cargos de gerência aumentou 17,4%, enquanto que 72,8% disseram que a proporção não havia mudado no período.

Quando questionadas sobre aumentar a proporção das mulheres nesses cargos, 60,1% responderam que a atual proporção não deve mudar no futuro, enquanto apenas 20,9% disseram que é provável que aumente.

A pesquisa apontou a indústria no varejo, os setores imobiliário, financeiro e de serviços como os setores onde proporção de mulheres é maior em nível de gestão, enquanto a proporção em empresas de manufatura, construção e transporte apresentaram um nível amplamente baixo.

As empresas afirmam que principal motivo de baixa proporção se deve a “certos problemas” que geralmente acompanham o profissional do sexo feminino, como ter que cuidar da família e da carreira ao mesmo tempo.

Os números negativos mostram o obstáculo enfrentado pelo governo japonês em sua estratégia de crescimento econômico, da qual uma das principais metas é aumentar a proporção de mulheres em cargos de liderança corporativa para 30% até 2020.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

China conclui campanha contra o Japão

Next Article

Exposição ‘Artesanato do Japão’ vai até o dia 24 no Museu Histórico do RJ

Related Posts