Sociedade

Ativista dos direitos humanos e contra corrupção é preso na China

O ativista estava sob prisão domiciliar desde o dia 12 de abril.

Do Mundo-Nipo

Xu Zhiyong, ativista chinês (Foto: Adam Sidman)

Xu Zhiyong, ativista chinês (Foto: Adam Sidman)

O advogado e ativista chinês dos direitos humanos, Xu Zhiyong, foi detido pela polícia de Pequim, segundo informações da mídia local nesta quarta-feira.

Xu foi levado em custódia pela Secretaria de Segurança Pública de Pequim na terça-feira (16) por “reunir uma multidão para perturbar a ordem em um lugar público”, conforme um relatório online e relatos de grupos pró-direitos humanos.

A polícia confiscou três computadores e um celular, entre outros itens, da casa de Xu em Pequim.

O ativista estava sob prisão domiciliar desde o dia 12 de abril por fazer campanha pela transparência do governo chinês.

“Como pode um homem que foi mantido sob prisão domiciliar perturbar a ordem pública?”, questionou o advogado do ativista, Wang Weiguo, nesta quarta-feira em entrevista ao South China Morning Post.

Xu Zhiyong é visto como um dos principais defensores de um grupo que briga pela revelação da riqueza de funcionários do governo chinês.

 

Para saber mais sobre Sociedade, clique em mundo-nipo.com/sociedade. Siga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Comentários

Deixe uma resposta