Sociedade

Nova bactéria resistente a múltiplos medicamentos é registrada no Japão

Os pesquisadores instaram as instituições médicas a ficarem em alerta.

Do Mundo-Nipo

Foto: AFLO Images. Todos os direitos reservados.

Foto: Aflo Images

Uma equipe de pesquisadores japoneses divulgou nesta terça-feira que um novo tipo de bactéria resistente a múltiplos medicamentos foi detectado pela primeira vez no Japão.

Segundo informações da agência Kyodo, os pesquisadores do hospital de Chiba, o Instituto Nacional de Doenças Infecciosas e a Universidade de Nagoya, identificaram bactérias encontradas na saliva e fezes de um homem de cerca de 60 anos como OXA-48, resistente a maioria das medicações antimicrobianos.

A equipe instou as instituições médicas a ficarem em alerta, uma vez que o novo tipo de bactéria está se espalhando rapidamente, especialmente na Europa.

O homem infectado, internado no hospital de Chiba desde novembro depois de passar por uma cirurgia na cabeça no sudeste da Ásia, não desenvolveu nenhum sintoma e a infecção não se espalhou pelo hospital. Os pesquisadores acreditam que ele tenha sido infectado com OXA-48 no exterior.

“Isso irá impor um risco médico enorme internamente se o OXA-48 se espalhar aqui e precisamos reforçar a vigilância”, disse Yoshichika Arakawam, professor da Universidade de Nagoya e membro da equipe pesquisadora.

 

Para saber mais sobre Sociedade, clique em mundo-nipo.com/sociedade. Siga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Comentários

Deixe de comentário

*