Projeto restaura milhares de fotos danificadas por terremoto de 2011 no Japão

De um total de 400 mil fotos restauradas e disponíveis no site do projeto, 90 mil já foram entregues aos seus respectivos donos.

Do Mundo-Nipo

O projeto “Save the memory”, realizado pela fabricante de câmeras Ricoh e seus colaboradores, recuperou e restaurou 400 mil fotografias afetadas pelo terremoto de 11 de março de 2011 no Japão. O terremoto, considerado o pior da história do país, gerou um gigantesco tsunami que devastou grande parte do nordeste japonês, deixando cerca de 18 mil mortos e desaparecidos.

Com o objetivo de apoiar os sobreviventes e devolver os registros de momentos importantes, o “Save the memory” já entregou 90 mil fotos aos seus respectivos donos, por meio de centros de fotografias do projeto.

Primeiramente, foram recolhidos fotografias e álbuns encontrados nas áreas afetadas pelos desastres. Depois, foi feita a limpeza de cada foto, com apoio do governo local e de voluntários. O passo seguinte foi a digitalização das imagens e a divulgação no site do projeto, para que as pessoas encontrem suas fotografias mais facilmente. Ainda restam 310 mil fotografias a serem devolvidas.

O “Save the memory” conta com a ajuda de 518 funcionários de 17 companhias do Grupo Ricoh. Os colaboradores se dedicam às atividades como voluntários, quando não estão trabalhando.

» Para saber mais detalhes sobre o projeto, bem como recuperar fotos perdidas na tragédia de 2011, visite a página oficial do Save the Memory Project (em inglês).

*Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article
Mundo Nipo imagem destacada 900x600 15 02 2016 04

Produção industrial do Japão recua pela primeira vez em três meses

Next Article

Navios chineses invadem águas territoriais do Japão

Related Posts