Tecnologia

Japão lançará serviço experimental de táxi sem motorista em 2016

A iniciativa, que é em caráter experimental, tem como finalidade lançar o serviço por definitivo em 2020, em vista das Olimpíadas de Tóquio.

Do Mundo-Nipo

Em 2016, a província de Kanagawa, no leste do Japão, será a primeira a receber o inovador serviço de táxis sem motoristas. A avançada tecnologia, no entanto, será em caráter experimental, com seu início previsto para decorrer já em 2016.

A iniciativa é uma preparação para o lançamento de um serviço de táxis autônomos em 2020, ano que país sediará os Jogos Olímpicos de Tóquio. Segundo o Wall Street Journal, o projeto também é parte de um esforço do governo japonês para promover a inovação e os negócios das startups locais.

Com tecnologia desenvolvida pela ZMP, os carros são da Robot Taxi em conjunto com a DeNa, uma empresa com atuação na internet móvel.

Em uma cerimônia realizada em Yokohama, na última quinta-feira, a Robot Taxi anunciou que “50 pessoas participarão dos testes que decorrerão em Kanagawa já em 2016”.

Segundo a empresa, os táxis autônomos possuem uma tecnologia de ponta para tentar levar os usuários em segurança aos seus devidos destinos. A condução funciona por meio de um software que analisa informações de GPS, um conjunto de câmeras e um radar de ondas milimétricas.

As viagens serão curtas e terão distância de aproximadamente 3 km. Os veículos levarão os passageiros por grandes avenidas, mas membros da equipe de testes estarão presentes por questão de segurança.

Veja, abaixo, um vídeo que a Robot Taxi divulgou nesta semana, no qual mostra como espera que seus táxis autônomos funcionem.

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Comentários