Eclipse solar ‘parcial’ poderá ser visto em todas as regiões do Japão

No Japão, o raro fenômeno poderá ser observado a partir das 10h12 locais da próxima quarta-feira.
Eclipse solar Foto Stockvault 900x600 04 03 2016

Vários países no sudeste asiático mergulharão na escuridão durante um raro eclipse solar total que ocorrerá na próxima quarta-feira (9). O fenômeno também poderá ser contemplado em praticamente todas as regiões no Japão, mas de forma parcial.

O Observatório Astronômico Nacional do Japão destacou que este será o primeiro eclipse solar visível do Japão desde maio de 2012. O Observatório ressalta que, apesar de visibilidade parcial, será possível observar partes do fenômeno em todas as regiões do arquipélago japonês, desde seu começo até o fim.

Em Tóquio, a visibilidade do fenômeno mostrará a lua cobrindo 15% do sol. O fenômeno deverá começar a partir das 10h12 locais, com o eclipse atingindo o auge por volta das 11h08 e finalizado às 12h00, segundo previsões do observatório, que estimou inda que a cidade de Naha, capital de Okinawa(sul), poderá observar o fenômeno com a lua cobrindo 20% do sol, quanto que em Sapporo, na ilha de Hokkaido (norte), a lua cobrirá apenas 5% do sol.

Segundo o observatório, o próximo eclipse solar ocorrerá no dia 6 de janeiro de 2019, mas também só poderá ser observado de forma parcial no Japão.

Para quem tem intenções de observar o fenômeno, o órgão aconselha o uso de protetores, como filtros especializados para reduzir a radiação solar, e alerta para “nunca utilizar óculos escuros, vidros escuros e radiografias (Raio-X)”.

O ideal é observar com lentes que têm proteção contra os nocivos raios ultravioletas (raios UV). Além disso, é essencial não olhar o fenômeno por mais do que 30 segundos seguidos, fazendo sempre pausas de três minutos.

O eclipse solar de 9 de março de 2016 será bem visível no Sudeste Asiático, Austrália e Oceano Pacífico. A totalidade do fenômeno, ou seja, quando a Lua irá sobrepor-se totalmente entre a Terra e o Sol, deixará Sumatra (Indonésia), Bornéu (ilha dividida em três países – Indonésia, Malásia e Brunei) e algumas ilhas do Pacífico em total escuridão.

(Com Agência Kyodo)

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article
Monte Fuji Foto Shutterstock 900x600 04 03 2016 1

Monte Fuji está sendo afetado por disseminação de plantas exóticas

Next Article
Kim Jong Un Foto Reproducao KCNA 900 600 04 03 2016 02

Coreia do Norte ameaça usar bomba atômica após sanções da ONU

Related Posts