Notícias Tecnologia

Nissan quer lançar serviço de táxi autônomo no Japão até 2020

Easy Ride NIssan | Foto: Distribuição / DeNA

O serviço “Easy Ride” será testado em março de 2018 no bairro de Minato Mirai, em Yokohama.

Atualizado em 06/12/2017 – 08h21


A Nissan Motor informou que pretende lançar um serviço comercial de táxi-robô (carro autônomo) até 2020 no Japão, por ocasião dos Jogos Olímpicos de Tóquio, um serviço com grande potencial para revolucionar a indústria do automóvel em todo o mundo.

Batizado de “Easy Ride”, o serviço, que utilizará veículos elétricos autônomos controlados por inteligência artificial, será lançado de “forma limitada até 2020 no Japão, em uma cidade na qual isto faça sentido e em que tenhamos as autorizações necessárias”, afirmou à agência ‘AFP’ um porta-voz da montadora japonesa.

A Nissan e sua parceira, a empresa de tecnologia DeNa, realizarão em março um primeiro teste com o público geral e em condições reais no bairro portuário de Minato Mirai, em Yokohama, onde fica a sede mundial da Nissan.

O teste vai durar 15 dias e incluirá dois veículos autônomos colocados à disposição dos usuários do bairro de forma gratuita. O táxi-robô poderá ser chamado por um aplicativo que será disponibilizado pela DeNA. A Nissan pretende medir o nível de aceitação dos moradores à iniciativa.

As grandes montadoras e os gigantes da tecnologia como Google e Apple demonstram grande interesse pelo táxi-robô, algo que poderia revolucionar a indústria do automóvel.

Em 2030, os táxis-robôs poderiam representar 40% do lucro do setor, de acordo com um estudo recente da consultoria Roland Berger, que prevê uma queda de quase 30% na demanda de carros particulares.

Fontes: France Presse | DeNA.

Notícias relacionadas
» Toyota inicia vendas de robô ‘companheiro de motoristas’

» Escândalo da inspeção faz Nissan perder certificado de qualidade no Japão

» Nissan testa protótipo autônomo Infiniti Q50 nas ruas de Tóquio

» Toyota apresenta táxi conceito para substituir modelos antigos em Tóquio

Comentários