Primeira fazenda operada por robôs será inaugurada em 2017 no Japão

A fazenda inteligente está sendo construída em um espaço de 4.400 metros quadrados na cidade de Kizugawa, ao sul de Kyoto.
Fazenda operada por robos Foto Reproducao Spread 900 550

A primeira fazenda do mundo operada exclusivamente por robôs industriais começará a operar em 2017, na província de Kyoto, no centro-oeste do Japão. Segundo a agência ‘EFE’, todo o processo de produção, desde o cultivo até a coleta das hortaliças, será totalmente realizado por tecnologia robótica.

A fazenda inteligente está sendo construída em um espaço de 4.400 metros quadrados na cidade de Kizugawa, ao sul de Kyoto. Um porta-voz da Spread, empresa que realiza o projeto.

Disse a ‘EFE’ que as operações começarão em meados de 2017, com uma produção diária de 30 mil cabeças de alfaces e escarola.

No local, serão produzidas quatro variedades de hortaliças (escarola e as alfaces Batavia, romana e Lollo Rossa) e os robôs realizarão todos os trabalhos, com exceção da semeadura.

“É tecnicamente possível automatizar a semeadura também, mas decidimos não fazê-lo porque consideramos que seria pouco prático a efeitos de custo-efetividade”, explicou a companhia.

Com isso, do processo normal de produção composto pela semeadura, o cultivo, o transplante das mudas e a colheita, os robôs só não realizarão a primeira etapa.

Por meio desta automatização, a Spread garantiu que é possível reduzir o custo de mão de obra até pela metade, além de diminuir em 20% as despesas com energia, o que possibilita que as hortaliças cheguem ao consumidor com um preço mais acessível.

“Além disso, ao mecanizar a produção a este nível, é possível manter um entorno mais higiênico e, portanto, reduzir o risco de contaminação dos produtos” para conseguir que sejam “inócuos”, informou a companhia sediada em Kyoto.

A Spread espera aumentar a produção progressivamente até 51.000 unidades por dia, com o objetivo de alcançar 500 mil cabeças de alface e escarola diárias até 2020 com a construção de novas instalações no país. A companhia disse a ‘EFE’ que pretende expandir a tecnologia no exterior.

 

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article
THAAD Terminal High Altitude Area Defense Foto Lockheed Martin Montagem MN

Japão apoia instalação de sistema antimísseis dos EUA na Coreia do Sul

Next Article
Passaporte japones Foto Visual Photos 900x600 Atualizado em 08 02 2016

Japão tem o 3º passaporte mais poderoso do mundo; veja o ranking 2016

Related Posts