Tecnologia

Japão apresenta foguete de baixo custo para lançar microssatélites

Foto: Arquivo/Jaxa)

Agência espacial japonesa gastou menos de US$ 3,5 milhões para desenvolver o inovador dispositivo espacial.

A Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (JAXA, na sigla em inglês), revelou um inovador minifoguete relativamente barato com capacidade para colocar microssatélites em órbita.

Denominado SS-520, o foguete tem menos de 10 metros de comprimento e cerca de 50 cm de diâmetro. A Jaxa lançará o novo dispositivo na quarta-feira (11) , a partir da Central Espacial de Uchinoura, na região sudoeste do país.

O foguete de baixo custo vai transportar um satélite de 35 cm de comprimento com aproximadamente de 3 kg, que também foi desenvolvido pela Jaxa.

O micro satélite terá como missão orbitar no entorno do globo terrestre para capturar imagens do solo e enviar dados de volta ao centro de controle na Terra.

Para desenvolver os dois inovadores dispositivos espaciais, a Jaxa gastou cerca de US$ 3,5 milhões, uma fração do custo de apenas um de seus satélites convencionais.

A agência explicou que cortou custos usando tecnologia de consumidor como, por exemplo, câmeras de smartphone.

Com a iniciativa, a agência espacial japonesa espera que o lançamento venha a encorajar os esforços do setor privado no desenvolvimento de satélites.

Fonte: NHK News Japan

Comentários