Japão realiza 1º teste de drone comandado por celular

A telefonia móvel permite controlar drones a uma distância 60 vezes superior à atual rede utilizada.
Drone da Docomo com tecnologia LTE Foto Distribuicao Docomo
Foto: Distribuição/NTT Docomo

A empresa de telefonia móvel NTT Docomo iniciou em Fukuoka, no sul do Japão, os testes do que será o primeiro drone controlado por rede de telefone celular. Atualmente, esses dispositivos são controlados apenas por ondas de rádio.

A Docomo desenvolveu o drone em conjunto com um grupo de firmas joint venture. O drone transportou um pacote pesando aproximadamente um quilo, voando de um porto até uma ilha situada a cerca de 2,5 quilômetros da costa na cidade de Fukuoka.

Durante a operação, que teve início na última terça-feira (15), o equipamento atingiu velocidade máxima de 50 quilômetros por hora e levou cinco minutos para completar a missão.

A empresa Autonomous Control Systems Laboratory, um empreendimento da Universidade de Chiba, equipou o drone com sistema de smartphones que usam a rede Long-Term Evolution (LTE).

Até o momento, drones com tecnologia sem fio, por intermédio de ondas de rádio, podem ser manipulados a apenas uma distância de até um quilômetro. Já a rede de alta velocidade LTE permite que drones sejam controlados a partir de uma distância 60 vezes superior à tecnologia de ondas de rádio.

Drones voando com a ajuda da rede LTE pode enviar imagens e relatórios sobre as condições de vôo. Além disso, ao usar uma rede existente na área de operação não requer nenhum investimento de infra-estrutura adicional, ou seja, não haverá custos na implantação do sistema.

Engenheiros planejam seguir com os testes para verificar se a operação com o novo drone afetará as comunicações de telefonia móvel em terra. A meta é lançar a novidade em 2018.

Para voar com drones por longas distâncias e se conectar a redes de telefonia móvel, a Docomo ganhou permissão e licenças do governo japonês.

A empresa também vem testando drones para monitorar a agricultura, como plantações de arroz, e gestão de conservação das florestas nas regiões costeiras.

Fontes: Jornal Nikkei | NHK News Japan.

Total
0
Shares
Previous Article
Sede da Associacao Japonesa de Santos Foto Distribuicao 900x600 min

Associação Japonesa de Santos poderá reaver imóvel confiscado na II Guerra

Next Article
Terremoto em Mashiki Kumamoto em 15 04 2016 Foto Kyodo WRT7492 900x600 02 min

Japão fecha último centro de evacuação em Kumamoto

Related Posts