Governo do Japão pede que população tenha cautela com Pokémon Go

O game de sucesso ainda não foi lançado no Japão, mas o governo já está preocupado com a segurança dos usuários em relação a acidentes.
Alicativo Pokemon Go no smartphone Foto Reproducao YouTube

O governo japonês decidiu realizar uma campanha em relação ao Pokémon Go, game gratuito de realidade aumentada para smartphones e que se tornou febre mundial em pouco mais de uma semana de lançado em poucos países.  Segundo noticiou nesta quinta-feira (21) a emissora pública ‘NHK’, o governo está pedindo as pessoas para ter cautela ao utilizar o jogo, isso porque há relatos de que usuários do game em outros países sofreram acidentes, principalmente nas ruas.

O governo está aconselhando as pessoas a não jogar enquanto caminham, andam de bicicleta e, principalmente, ao dirigir automóveis. Pede que se mantenham longe de locais perigosos como, por exemplo, ruas, pontes, plataformas de trens e lagos ou rios, conforme noticiou a ‘NHK’.

Alem disso, o Centro Nacional para Incidentes e Estratégia de Segurança Cibernética (NISC, na sigla em inglês), órgão ligado ao governo japonês, emitiu avisos com normas de segurança para os usuários do jogo, já se preparando para o lançamento do game, que ainda não aconteceu no Japão e mesmo assim há muitas pessoas no país utilizando o game.

Segundo a revista ‘Alternativa jp’, é a primeira vez que o órgão se mobiliza em relação a um game em específico. A medida, no entanto, foi considerada necessária para prevenir prováveis acidentes envolvendo os jogadores mais fanáticos.

“Um pedido aos treinadores do Pokémon”, diz o título da nota divulgada no aplicativo de mensagens Line e outros sites online populares entre os jovens. Os cuidados são resumidos em nove itens, que incluem pedidos para que os usuários “não utilize o jogo enquanto estiver caminhando ou próximo a locais perigos”, alertas semelhantes aos feitos pelo governo.

Contudo, há também recomendações sobre segurança com o uso de smartphones de modo geral, principalmente relacionados à segurança de dados pessoais, além de alertas referentes à insolação, com pedidos para que a população procure locais arejados e com sombra ao usar esses dispositivos.

Game de realidade aumentada Pokémon Go para smartphones
‘Pokémon Go’ foi lançado no ano em que os monstrinhos completam 20 anos de seu lançamento. O sucesso do game mostra que a sua popularidade não se abalou. A bem-sucedida novidade da Nintendo se baseia em permitir que os fãs capturem Pokémons no “mundo real”.

O game gratuito de realidade aumentada para smartphones com sistemas iOS e Androide permite que o jogador, usando o GPS do seu aparelho, saia caçando os monstrinhos em locais reais, como ruas, estabelecimentos, instituições públicas, incluindo museus, parques e até cemitérios.

Os usuários podem ainda disputar batalhas em ginásios espalhados pelo mundo virtual, mas localizados em pontos turísticos do mundo real, como a Casa Branca, em Washington, por exemplo.

Por enquanto, o jogo não está disponível em vários países, como Brasil e Japão, sendo este último teve seu lançamento adiado ontem (20), o que frustrou os fãs japoneses.

Contudo, no dia do seu lançamento, na semana passada, alguns fãs brasileiros até conseguiram baixar o game, mas após o gigantesco volume de downloads (nos EUA, o título já possui mais usuários que aplicativos de namoro como Tinder), os servidores da Niantic, a empresa produtora do game que pertence a Nintendo, ficaram sobrecarregados e eles bloquearam os acessos em algumas regiões do globo, até normalizarem a situação e liberarem oficialmente o aplicativo para o resto dos países.

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article
Kyoto State Guest House Foto Creative Commons

Lindo palácio japonês que hospeda políticos estrangeiros é aberto ao público

Next Article
Carro de policia nas ruas de Toquio Foto shibuya246.com 900x600 min

Índice de delitos atinge mínima histórica no Japão

Related Posts