Toyota inicia vendas de robô ‘companheiro de motoristas’

Kirobo Mini estava em pré-venda, mas agora poderá ser adquirido em qualquer concessionária no Japão.
Kirobo Mini Foto Reproducao YouTube 900x600 min
Kirobo Mini (Foto: Reprodução / YouTube/ Toyota)

A Toyota deu início às vendas comerciais de seu “Kirobo Mini”, um pequeno robô projetado, principalmente, para conversar e fazer companhia a motoristas no trânsito.

Apresentado em outubro do ano passado, o Kirobo Mini estava em pré-venda, mas agora poderá ser adquirido em qualquer concessionária no Japão.

O robô companheiro mede apenas de 10 cm de altura custa 42.984 ienes (cerca de R$ 1.250). Há ainda uma taxa mensal de 350 ienes (cerca de R$ 10) para uso do aplicativo.

Segundo a fabricante, ele é capaz de interagir em uma “conversa casual” e aprender com as preferências do dono, mas tudo em japonês. No momento, não há previsão de venda para outros mercados.

O “companheiro do motorista” cabe na palma da mão e foi criado para “encaixar” no porta-copos dos carros, mas o tamanho reduzido também permite que ele acompanhe o dono em casa ou no trabalho, por exemplo.

No lançamento em 2016, a empresa explicou que desenvolveu o pequeno robô com o objetivo de ajudar pessoas que têm dificuldade de socializar-se, principalmente no Japão, um país onde mais de 540 mil jovens têm problemas de sociabilidade e preferem viver reclusos dentro de casa, segundo pesquisa recente do governo japonês.

Kirobo Mini também também é destinado a ser um grande companheiro dos idosos. “Queremos tratar do crescente problema social entre as pessoas que não têm ninguém com quem conversar”, disse Moritala Yoshida, executivo da Toyota, companhia líder global de vendas de automóveis e que agora está investindo bilhões de dólares em robótica.

Tecnologia Kirobo
O pequeno robô da Toyota é equipado com uma microcâmera para reconhecer expressões faciais humanas e, através de um sistema com tecnologia de última geração, ele consegue responder quando a pessoa fala, além de ser capaz de se expressar mexendo o rosto e os braços.

Como companheiro no trânsito, ele é capaz de “ler” reações e pedir para que dirijam de forma segura. Em caso de freada brusca, o pequeno pede ao motorista que dirija com segurança.

O Kirobo Mini é uma versão menor do Kirobo, um robô humanoide que ficou famoso em 2013, quando se tornou o primeiro androide do mundo a viajar no espaço.

Kirobo foi enviado à Estação Espacial Internacional (ISS) para fazer companhia ao comandante japonês Wakata. Ambos realizaram a primeira conversa no espaço entre humano e robô.

Ambas versões do Kirobo fazem parte de um projeto de longo prazo da Toyota para desenvolver habilidades de conversação de robôs e ver como eles podem ajudar pessoas isoladas.

Fontes: NHK | Agência Kyodo |

Total
0
Shares
Previous Article
Stephanie Erdman Foto Reproducao YouTube.

Honda faz campanha para recall com vítima de 'airbag mortal’

Next Article
Gatebox Lab 900x550 03 min

Empresa no Japão dá bônus a funcionários casados com personagem 2D

Related Posts