Japão lança com sucesso foguete com 2 satélites de vigilância

O Japão lançou hoje com sucesso um foguete H-2A com dois satélites de vigilância.

Atualizado em 27/01/2013 às 07:41


Da agência EFE

Tóquio, 27 jan (EFE).- O Japão lançou hoje com sucesso um foguete H-2A com dois satélites de vigilância, um óptico e outro dotado de radar, a partir de sua base de Tanegashima, no sudoeste do país, informou a agência japonesa “Kyodo”.

O lançamento aconteceu como tinham programado a Agência Aeroespacial japonesa (JAXA) e o fabricante aeroespacial Mitsubishi Heavy Industries, que participa deste tipo de operações desde que estas foram privatizadas em 2007.

O satélite com radar é capaz de detectar objetos em terra inclusive durante a noite ou através de uma camada de nuvens, enquanto que o óptico é projetado para mostrar uma maior resolução e é supostamente capaz de distinguir objetos de até 40 centímetros em terra, segundo “Kyodo”.

O H-2A é o principal modelo de foguete de lançamento do Japão, construído em sua totalidade com tecnologia nacional, e já fez 20 lançamentos desde sua estreia em 2001.

O Japão começou a pôr em órbita satélites-espiões em 2003, cinco anos depois que a Coreia do Norte realizou seus primeiros lançamentos de mísseis. EFE

 

Para saber mais sobre Ciência, clique em mundo-nipo.com/tecnologia-e-ciencia. Siga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.

 

EFE logo

Agência EFE – Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem a autorização prévia por escrito da Agência EFE S/A.

Total
0
Shares
Previous Article

Tiroteio deixa 9 mortos nas Filipinas

Next Article

Grande Torneio de Sumô de Ano Novo: resultados do 15º dia (Final)

Related Posts