Nintendo registra queda nos lucros pelo quinto ano seguido

A Nintendo viu seu lucro líquido despencar 61% ano fiscal terminado em março de 2016.
Nintendo Software Technology Foto Wikimedia Commons 900x600 27 04 2016

A japonesa Nintendo divulgou seu relatório financeiro nesta quarta-feira (27), no qual a empresa reporta que sofreu queda em seus lucros operacionais pelo quinto no consecutivo. O lucro da companhia para o ano fiscal de 2015, que terminou março de 2016, foi de 16,5 bilhões de ienes (US$ 149 milhões), queda de 61% em relação ao exercício fiscal anterior, quando a empresa reportou um lucro líquido de 41,8 bilhões de ienes.

De acordo com o relatório, a empresa já estimava uma queda significativa, mas o resultado veio bem menor que os 17 bilhões de ienes projetados para o exercício de 2015.

As vendas digitais da empresa, porém, alcançaram 44 bilhões de ienes no mesmo período, um numero acima dos 31 bilhões alcançados no ano anterior. A nova empreitada da empresa de investir em dispositivos mobile e em suas franquias, categoria que inclui o faturamento gerado por smartphones, garantiu à empresa 5,7 bilhões de ienes.

As vendas de hardware do Nintendo 3DS e dos softwares acompanhantes foram de 6,79 e 48,52 milhões de unidades, respectivamente, já no Wii U, as vendas de hardware e software foram de 3,26 e 27,36 milhões de unidades, respectivamente.

A empresa, porém, encontrou maior sucesso em vendas digitais, arrecadando cerca de 5,7 bilhões de ienes (ou US$ 50 milhões). Os bonecos amiibos também foram uma grande fonte de renda para a Nintendo, vendendo cerca de 28,9 milhões de unidades.

Em relação a jogos, a Nintendo disse que “Splatoon” e “Super Mario Maker” continuam a vender bem, enquanto o RPG estratégico “Fire Emblem Fates”, lançado em junho no Japão e fevereiro nos EUA, chegou à marca de 1,84 milhão.

A Nintendo acredita que os lucros alavancarão a partir de 2017, ano em que a empresa planeja lançar seu novo console, conhecido pelo codinome NX.

Fontes: UOL Jogos | MNI News.

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article
Asako Takakura Foto FIFA Getty Image

Japão coloca, pela 1ª vez, uma mulher no comando da seleção feminina de futebol

Next Article
10º Concurso Internacional de Mangá (Foto: Reprodução/Montagem Mundo-Nipo)

10º Concurso Internacional de Mangá tem inscrições abertas

Related Posts