Curiosidades Tecnologia

Japão realiza primeiro ‘casamento’ entre robôs

Os robôs Frois e Roborin se uniram em cerimônia realizada em Tóquio, com direito a festa, bolo de múltiplos andares e cerca de 100 seletos convidados.

O Japão realizou no último sábado, em Tóquio, o primeiro casamento entre robôs com direito à cerimônia formal. O noivo, de nome Frois, casou-se com a noiva robótica Yukirin.

Cerca de 100 convidados presenciaram o casamento inédito, realizado em Minato, um dos 23 bairros que constituem a área do centro administrativo de Tóquio. Os robôs Frois e Roborin se uniram em cerimônia com direito a festa, bolo de múltiplos andares e, claro, um beijo para selar a união.

Frois, de cor predominantemente vermelha, tem o aspecto tipicamente cibernético de uma engenhoca eletromecânica. Já a noiva é um autômato mais humanoide, com feições orientais, cabelos negros longos e trajando a indumentária padrão: um vestido de nova na cor branca, típico para a ocasião.

A cerimônia, que se deu sob uma tenda branca ornada com corações coloridos, foi seguida por um corte simbólico do bolo, em que uma faca mecânica aparentemente operada à distância efetuou a tarefa. Após isso, uma orquestra automática tocou uma canção para simbolizar a primeira dança do casal.

O casamento, que não teve legitimidade por não se tratar de uma união entre humanos, foi celebrada pelo robô Pepper, um emocional humanóide que neste mês foi lançado no mercado japonês e vendeu mil exemplares online em um minuto. Pepper tem um rosto semelhante ao humano e é chamado de “robô com um coração”. Ele é capaz de se comunicar usando a voz e o tato. Sensores espalhados pelo exemplar analisam expressão facial, gestos e palavras; ele também é capaz de adaptar sua personalidade à pessoa com quem interage.

 

Convite de casamento enviado pela organização Maywa Denki (Foto: Divulgação)

Convite de casamento enviado pela organização Maywa Denki (Foto: Divulgação)

 

Maywa Denki, um coletivo artístico que trabalha com tecnologia, foi responsável por organizar o evento e unir os “pombinhos”. O convite para assistir ao casamento custou aproximadamente R$ 254 por cada convidado.

A noiva Yukirin foi criada pelo inventor de robôs Todo Takayuki, e tem um rosto aparentemente modelado com base no de Yuki Kashiwagi, estrela do popular grupo japonês de meninas cantoras AKB48. Quanto ao noivo, ele foi criado pelo próprio Maywa Denki.

Fontes: Jornal O Globo | Correio Braziliense.

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Comentários