Japonês é eleito presidente da associação internacional de astronautas

O astronauta aposentado Soichi Noguchi, primeiro japonês a participar de uma missão espacial dos EUA, representará astronautas de mais de 30 países.

Do Mundo-Nipo

O japonês Soichi Noguchi foi eleito para a presidência de uma associação internacional de exploradores do espaço, informou nesta terça-feira (16) a emissora pública ‘NHK’.

 

Soichi Noguchi (Foto: NASA)
Noguchi foi um dos tripulante da STS-114 Discovery, primeira missão espacial norte-americana após o desastre com a nave Columbia em 2003 (Foto: NASA)

 

Os membros da Associação de Exploradores do Espaço selecionaram Noguchi como seu novo líder durante o plenário anual concluído ontem em Pequim, na China.

Noguchi, de 49 anos, será o primeiro japonês a encabeçar a associação que existe desde 1985 e é constituída por astronautas de mais de 30 países. Ele ficará na presidência por um período máximo de três anos.

Como representante dos astronautas, Noguchi vai participar de várias conferências internacionais, que incluem aconselhamento sobre o desenvolvimento espacial e a educação em ciência e tecnologia.

 

 

Sobre Soichi Noguchi (Biografia na NASA)

Engenheiro aeronáutico formado pela Universidade de Tóquio, Noguchi trabalhou após a graduação na gigante japonesa Ishikawajima, no departamento de pesquisa e desenvolvimento da divisão de operações espaciais e aeroengenharia da empresa, basicamente no desenho aerodinâmico de motores comerciais.

Noguchi foi selecionado como candidato a astronauta pela Agência Nacional de Desenvolvimento Espacial do Japão (hoje JAXA), em junho de 1996. Em agosto, ele entrou para o curso de astronautas no Centro Espacial Lyndon Johnson, em Houston, Texas. Após o treinamento de dois anos, foi qualificado como especialista de missão, e recebeu treinamento adicional no Centro de Treinamento de Cosmonautas Yuri Gagarin, na Rússia, em sistemas espaciais russos.

Foi então designado para o apoio técnico do módulo experimental japonês da Estação Espacial Internacional (ISS) e, em 26 de julho de 2005, subiu ao espaço como tripulante da missão STS-114 Discovery, a primeira missão espacial norte-americana após o desastre com a nave Columbia em 2003, destinada a testar novos procedimentos de segurança do ônibus espacial.

Noguchi fez parte da tripulação da nave Soyuz TMA-17, que decolou em 20 de dezembro de 2009. Após a acoplagem com a EEI, o astronauta japonês e os demais tripulantes da Soyuz passaram a compor a equipe da Expedição 22 e em abril formaram a tripulação da Expedição 23. Retornou à Terra em 2 de junho de 2010, depois de seis meses no espaço.

Em sua temporada ma ISS, Noguchi dedicou-se a usar o twitter para postar diversas fotos de cidades fotografadas por ele do espaço, entre elas o Rio de Janeiro e Brasília.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Resultados do 3º dia do Torneio de Sumô de Outono 2014

Next Article

Brasileiro que cometeu vários crimes no Japão é assassinado no norte do Brasil

Related Posts