Aplicativo japonês “Line” atinge mais de 150 milhões de usuários em menos de dois anos

Line, um serviço de mensagem gratuita que virou febre no Japão desde seu lançamento, se alastrou por outros países da região e chegou à Europa.

Do Mundo-Nipo

Line, um serviço de mensagem gratuita que virou febre no Japão desde seu lançamento em 2011, se alastrou por outros países da região e chegou à Europa.

 

 

Em 23 meses a Line atingiu a incrível marca de 150 milhões de usuários em todo o mundo (Imagem: Reprodução)
Em 23 meses a Line atingiu a incrível marca de 150 milhões de usuários em todo o mundo (Imagem: Reprodução)

 

Depois de atravessar as fronteiras asiáticas, o aplicativo já ocupa o primeiro lugar na lista dos downloads gratuitos em mais de 40 países. Seu rápido crescimento o leva a ser apontado como um promissor concorrente do Skype e do Facebook.

A Line foi lançada em 23 de junho de 2011 pela empresa NHN Japan, três meses após o terremoto em março de 2011. A empresa disse que devido aos inconvenientes do sistema de comunicação, que praticamente ficou inacessível a população, descobriu que trabalhar com um serviço de dados seria mais eficiente.

Eles decidiram criar um aplicativo que fosse acessível à smartphones, tablets e desktops para trabalhar em rede de dados e fornecer mensagem instantânea, contínua e gratuita, incluindo serviço de chamada.

O nome “Line” se originou pelo fato de que, após o terremoto de 11 de março, o acesso a linhas de telefones residenciais e públicos ficaram restritas porque, no Japão, as linhas telefônicas são programadas para ter prioridade sobre as redes durante e depois de um terremoto.

No final de outubro de 2011, a Line experimentou uma sobrecarga inesperada no servidor devido ao crescimento extremo de usuários ao redor do mundo, causando interrupções e atrasos na entrega de mensagens. Depois de concluir que o processo de escalabilidade tinha de ser melhorado, a NHN Japan escolheu adotar o HBase, um Open source, como seu armazenamento primário para perfis de usuários, contatos e grupos.

Em 03 de julho de 2012, a empresa anunciou os novos recursos “Home” e “Timeline”. Eles permitem aos usuários compartilhar informações para os amigos em “tempo real”, semelhante aos serviços de redes sociais.

 

Crescimento da Line no mercado

• A partir de novembro de 2012, a Line alcançou mais de 74 milhões de usuários no mundo inteiro.

• Em 18 de janeiro de 2013, atingiu a marca de 100 milhões de usuários e supostamente estava ganhando cerca de 400 mil usuários diariamente.

• Em 02 de maio de 2013, menos de 23 meses após sua criação, a Line atingiu a incrível marca de 150 milhões de usuários em todo o mundo.

 

Além de ligações pela internet e troca de mensagens de texto, a Line oferece símbolos mais elaborados que os emoticons tradicionais de outros aplicativos.

 

Line Card (Imagem: Reprodução)
Line Card (Imagem: Reprodução)

 

Centenas de personagens com diferentes expressões faciais e ícones coloridos dispensam o uso de palavras. O ursinho Brown ronca para demonstrar que está entediado, enquanto Moon, um bonequinho com cara de lua, solta fumaça pelo nariz para informar que o usuário está enfurecido.

 

Line Characters (Imagem: Divulgação)
Line Characters (Imagem: Divulgação)

 

Com o avanço acelerado dos aplicativos de chat on-line, que conectam centenas de milhões de pessoas espalhadas pelo mundo, muitas pessoas andam conversando por meio de personagens  virtuais. No caso da Line, algumas são de graça, porém, as mais elaboradas tem custos para downloads.

 

Para saber mais sobre Tecnologia, clique em mundo-nipo.com/tecnologia. Siga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Parlamento japonês aprova lei que beneficiará vítimas da crise nuclear

Next Article

Japão, EUA, Europa avançam para reduzir evasão fiscal por multinacionais

Related Posts