Curitiba recebe espetáculo japonês ‘Ikigai – Unindo Gerações’

Mega espetáculo traz ao palco mais de 200 artistas, além de grupos de dança e arte da cultura Okinawana.
Espetaculo Ikigai em Curitiba Foto DIvulgacao
Foto: Divulgação

O Teatro Positivo, em Curitiba, no Paraná, recebe no dia 14 de outubro o espetáculo “Ikigai, Unindo Gerações”. Em apresentação única, o espetáculo ilustra o desenvolvimento e perpetuação da cultura japonesa fora de seu país de origem.

“Ikigai, Unindo Gerações” comemora os 10 anos de criação da filial brasileira do grupo, e traz ao palco mais de 200 membros das filiais espalhadas pelo Brasil e Argentina, além de grupos de dança e arte da cultura Okinawana.

Ikigai (生き甲斐) significa “razão de ser”, conceito presente no legado de tradições artísticas das ilhas ao sul do Japão, revela virtudes como a alegria e a valorização da vida. Um espetáculo envolvente, onde as batidas dos tambores se unem às batidas do coração de cada um.

“Esta apresentação será marcada por movimentos característicos e um repertório de músicas diversificadas e certamente passará ao público sentimentos característicos da cultura okinawana, como alegria, determinação e resiliência”, explica a organizadora do evento, Fernanda Mayumi Ogasawara .

Ryukyu Koku Matsuri Daiko
O grupo okinawano Ryukyu Koku Matsuri Daiko surgiu pela união de jovens em torno do ideal de manter viva a cultura e tradições locais por meio do taiko, um instrumento de percussão típico japonês. Ryukyu Koku Matsuri Daiko literalmente significa “Tambores Festivos do Reino de Ryukyu” e foi fundado em Okinawa, província ao sul do Japão, em 1982.

A base do grupo é o Eisaa, dança típica local com mais de 400 anos de história, e sua mistura com ritmos atuais, permitindo uma verdadeira fusão entre o tradicional e o contemporâneo, em um estilo inovador de taiko que ficou conhecido como Sosaku Eisaa.

O grupo revela às novas gerações a riqueza e a beleza da cultura de Okinawa, tendo sido reconhecido pelo governo japonês pelo trabalho de cunho social que desenvolve junto aos seus jovens. Atualmente, possui mais de 30 filiais em diferentes regiões do Japão, e também de países como Argentina, Bolívia, EUA, México, Peru e Brasil.

“O simples fato de preservar uma dança como o Eisaa é uma grande contribuição para preservar a cultura de nossos ancestrais por consideração à geração que trouxe ao Brasil e consolidou as diversas artes japonesas dentro da comunidade nipo-brasileira”, diz Fernanda Mayumi Ogasawara

Ryukyu Koku Matsuri Daiko Brasil
A filial brasileira, fundada pelo sensei Naohide Urasaki em 1998, também exerce o papel de sua matriz, levando aos membros e ao público de suas apresentações ideais de alegria, respeito aos mais velhos e a consciência de que tudo que temos hoje é graças àqueles que nos antecederam. A beleza de sua cultura é representada não apenas pelas roupas coloridas, músicas ou coreografias, mas pelo sentimento que envolve todos estes elementos.

Serviço

Ikigai, Unindo Gerações
Local: Teatro Positivo – Grande Auditório
Endereço: Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 – Campo Comprido, Curitiba – PR
Data: 14 de outubro de 2017
Horário: 19h
Capacidade: 2.400 lugares
Classificação: Livre
Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia-entrada)

*Entradas estão disponíveis no site diskingressos e em diversos pontos de venda.

Evento oficial no Facebook
(https://www.facebook.com/events/820248264789963/)

Apoio
Fundação Japão em São Paulo
Consulado Geral do Japão em Curitiba

 

Total
0
Shares
Previous Article
Your Name Kimi no Na Wa

Fenômeno 'Your Name’ ganhará produção dos EUA com atores reais

Next Article
Emblema da Nissan Foto Shutterstock size 900x600 29 12 2015 otimizada

Nissan anuncia recall de carros vendidos no Japão nos últimos 3 anos

Related Posts