Notícias Variedades

Zoo em Tóquio divulga data para 1ª exibição pública de filhote de panda

Panda Xiang Xiang no zoo de Ueno aos 5 meses | Foto: Edição MN | TV Asahi

A panda fêmea Xiang Xiang nasceu no zoológico de Ueno e completará seis meses em 12 de dezembro,

Uma panda fêmea nascida em junho passado no Parque Zoológico de Ueno, em Tóquio, está crescendo saudável e sendo preparada para ser mostrada ao público no dia 19 de dezembro, informou a imprensa local.

Funcionários do zoológico informaram à emissora pública ‘NHK’ que o filhote, cujo nome é Xiang Xiang, estava com 11,4 quilos na última quarta feira, quando foi pesada durante um exame de saúde.

A pequena panda está em um ciclo de dormir e acordar a cada duas horas e já sabe subir em árvores, bem como em uma porta de treliça localizada no recinto reservado onde vive com a família, disseram.

“Xiang Xiang gosta de brincar com as botas dos tratadores e imita a mãe colocando folhas de bambu na boca, completaram.

A direção do parque afirmou à agência ‘Kyodo’ que o local está sendo “minuciosamente preparado” para receber um grande número de visitantes no dia 19 de dezembro, inclusive a mídia local e internacional, por conta da “primeira exibição pública da pequena panda”.

Nascimento no Zoo de Ueno
O nome Xiang Xiang foi escolhido pelo público através de uma votação promovida pelo zoológico. O nascimento dela, em 12 de junho, foi motivo de manchetes em todo o planeta, isso porque é extremamente difícil a reprodução de urso panda em cativeiro, espécie que está ameaçada de extinção.

Xiang Xiang é filha de Shin Shin (mãe) e de Ri Ri (pai). O filhote anterior do casal morreu com apenas uma semana de nascido, em 2012.

Inaugurado em 1882, o Zoológico de Ueno é o mais antigo do Japão. Só 22 parques zoológicos no mundo abrigam ursos pandas fora da China.
Do Mundo-Nipo

Notícias relacionadas

» Tóquio vai proibir cigarro no zoológico de Ueno


» População escolherá nome de bebê panda nascido em zoo no Japão


» Trem no oeste do Japão ganha decoração inspirada em ursos pandas


Comentários