Kazuo Ishiguro surpreende ao ganhar o Nobel de Literatura 2017

Nascido no Japão e radicado na Inglaterra, Ishiguro não era favorito ao Prêmio Nobel de Literatura 2017.
Kazuo Ishiguro Foto Creative Commons Edicao MN 102017
Kazuo Ishiguro (Foto: Creative Commons/Edição MN)

Nascido no Japão, mas com cidadania britânica, o escritor Kazuo Ishiguro, de 62 anos, surpreendeu ao ser laureado com o Prêmio Nobel de Literatura de 2017. A vitória de Ishiguro foi anunciada nesta quinta-feira (5) em um evento em Estocolmo, na Suécia.

Embora o escritor seja considerado um dos mais importantes autores vivos da língua inglesa, ele não era favorito ao Nobel de Literatura. Ele vai receber 9 milhões de coroas suecas (cerca de R$ 3,5 milhões) pela surpreendente vitória.

Nascido em 1954 na província de Nagasaki, no sul do Japão, Kazuo Ishiguro foi levado para a Inglaterra aos cinco anos de idade, onde vive até hoje.

Autor de oito livros (sete romances e um volume de contos), ele escreve em inglês. Contudo, as obras mais famosas do autor são “Os vestígios do dia” (1989), que ganhou o Man Booker Prize, e a ficção científica “Não me abandone jamais” (2005), ambos adaptados ao cinema.

As duas obras foram editadas no Brasil pela Companhia das Letras, que também publicou “Quando éramos órfãos” (2000) e “O gigante enterrado” (2015), além da seleção de contos de “Noturnos: Histórias de música e anoitecer” (2009).

“O mundo está em um momento muito incerto, e eu gostaria que o Prêmio Nobel desse impulso a algo positivo no planeta neste momento. Ficaria profundamente emocionado se eu, pudesse, de alguma forma, contribuir em algum nível com uma atmosfera positiva nestes tempos de incerteza”, disse ele à BBC logo após a notícia de sua vitória.

A Academia Sueca, responsável pelo Nobel, informou em comunicado que Ishiguro recebeu o prêmio porque “em seus romances de grande força emocional, revelou o abismo sob nossa sensação ilusória de conexão com o mundo”.

Ao fazer o anúncio do prêmio a Ishiguro, secretária-permanente da Academia Sueca, Sara Danius, destacou que o autor retrata em seus livros temas como “memória, passagem do tempo e autoilusão”.

“Ele é um pouco como uma mistura de Jane Austen, comédia de costumes e Franz Kafka. Se você misturar isso um pouco, não muito, você tem a essência de Ishiguro”, declarou a secretária da Academia, que citou ainda Marcel Proust.

A Academia também lembrou que o filme “Vestígios do dia” (1993) foi estrelado pelo ator Anthony Hopkins. Ishiguro assina ainda o roteiro do filme “A condessa branca” (2005), estrelado por Ralph Fiennes e Natasha Richardson.

Apesar de ser um nome de prestígio na literatura internacional, o ganhador do Nobel de Literatura de 2017 não era considerado um favorito. Nas bolsas de aposta, os mais cotados eram o queniano Ngũgĩ wa Thiong’o, a canadense Margaret Atwood e o japonês Haruki Murakami.

Aliás, Murakami é o escritor que mais vezes foi apontado como favorito ao Prêmio Nobel de Literatura, o que ocorre desde 2011. Contudo, ainda não conseguiu faturar o precioso prêmio. As principais casas de apostas no mundo achavam que Nobel escapa de Murakami este ano.

O Nobel para Ishiguro vem um ano depois do prêmio entregue a Bob Dylan. A decisão em favor de um músico, e não um escritor de ofício, causou bastante polêmica na época.

Perfil de Kazuo Ishiguro
Nascido no Japão e radicado na Inglaterra desde criança, Kasuo Ishiguro só voltou ao seu país de origem quando já era adulto. No final dos anos 1970, graduou-se em Inglês e Filosofia na Universidade de Kenty. Mais tarde, cursou escrita criativa na Universidade de East Anglia.

Seu primeiro livro é “A pale view of hills” (1982), que foi editado no Brasil pela Rocco com o título “Uma pálida visão dos montes”.

Tanto o romance de estreia quanto a obra seguinte, “An artist or the floating world” (1986), se passam em Nagasaki poucos anos depois da Segunda Guerra Mundial.

Os livros de Ishiguro foram traduzidos em 28 línguas. Em 1995, ele recebeu a Ordem do Império Britânico por seus serviços prestados à literatura. Ele mora em Londres com a mulher e a filha.

Principais obras de Kazuo Ishiguro

Romances
“Uma pálida visão dos montes” (1982) – lançado no Brasil pela Rocco; esgotado

“An artist of dhe floating world” (1986) – inédito no Brasil

“Os vestígios do dia” (1989) – lançado no Brasil pela Companhia das Letras

“The Unconsoled” (1995) – inédito no Brasil

“Quando éramos órfãos” (2000) – lançado no Brasil pela Companhia das Letras

“Não me abandone jamais” (2005) – lançado no Brasil pela Companhia das Letras

“O gigante enterrado” (2015) – lançado no Brasil pela Companhia das Letras

Livros de contos
“Noturnos: Histórias de música e anoitecer” (2009)

Filmes e TV
“Vestígios do dia” (1993) – roteiro de Kazuo Ishiguro e direção de James Ivory

“A condessa branca” (2005) – roteiro de Kazuo Ishiguro e direção de James Ivory

“Não me abandone jamais” (2010) – roteiro de Alex Garland baseado no romance de Kazuo Ishiguro e direção de Mark Romanek

Fontes: Portal G1 | NHK World News

Total
0
Shares
Previous Article
Fullmetal Alchemist Divulgacao

Filme de ‘Fullmetal Alchemist’ com atores reais ganha trailer completo

Next Article
Lua Chichuno meigetsu observada no conves do Umeda Sky Building Foto Asahi

Japão tem sua primeira Lua cheia de outono

Related Posts