Mais de mil peixes são encontrados mortos em aquário no Japão

A interrupção de um dispositivo de ar pode ter reduzido a oxigenação do tanque que abrigava 1.234 peixes.
Tanaque em exibicao Sunshine Aquarium Foto Cortesia 900x550 min
Foto: Distribuição/ Sunshine Aquarium

09/11/2017 – 11h59 | Atualizado em 09/11/2017 – 20h43


Mais de mil peixes morreram dentro do maior tanque do Sunshine Aquarium, em Tóquio, “provavelmente devido à falta de oxigênio”, informou a direção do famoso aquário, cujas operações foram paralisadas ontem e retomada parcialmente nesta quinta-feira (9).

O Sunshine retomou a exibição pública do tanque depois de suspender algumas operações no dia anterior e anunciou que um total de 1.235 peixes, que representavam aproximadamente 94% dos peixes no enorme tanque ‘Sunshine Lagoon’, morreram. Apenas 73 peixes, incluindo tubarões-zebra e arraias, sobreviveram.

As mortes em massa ocorreram depois que tratadores do aquário resolveram paralisar um dispositivo que produz bolhas de ar e ajuda na limpeza do tanque. A paralisação teve como objetivo aumentar a eficácia dos produtos químicos adicionados à água para tratar alguns peixes não saudáveis.

“A interrupção do gerador de bolhas pode ter causado a diminuição da oxigenação do tanque e, consequentemente, a morte dos peixes”, avaliaram investigadores oficiais que estiveram no local nesta quinta-feira.

O aquário explicou que interrompeu o gerador de bolhas, mas continuou a fornecer oxigênio ao tanque através de outro dispositivo e não avistou nada de anormal até a noite de terça-feira. Os 1.235 peixes, no entanto, amanheceram mortos na manhã seguinte.

“Apenas 73 peixes de 23 espécies sobreviveram”, declarou com pesar a operadora do aquário.

Com capacidade para suportar até 240 toneladas de água, o tanque ‘Sunshine Lagoon’ tem 12 metros de comprimento, 9,6 metros de largura e 2,4 metros de altura.

Sunshine Aquarium
Conhecido como “Oasis no céu”, o Sunshine Aquarium está localizado no 10º andar do Sunshine City, um complexo comercial em Ikebukuro, no distrito de Toshima, em Tóquio. Ele representa um dos mais modernos aquários no Japão.

O aquário apresenta várias espécies marítimas a partir de diferentes oceanos e florestas tropicais de todo o mundo.

Uma das maiores atrações são as apresentações onde mergulhadores interagem com leões-marinhos, pinguins e lontras do mar.

Sunshine Aquarium foi reaberto no inicio de agosto de 2011, após um ano de trabalho para renovação, que ampliou a capacidade dos tanques de água.

A instalação, anteriormente conhecida como “Aquário Internacional de Sunshine”, criou um ambiente de “lago tropical” a cerca de 40 metros acima do nível do solo.

Uma das principais atrações do aquário é a “tela água-viva”, que permite aos visitantes andar por um túnel com paredes de vidro iluminado por uma luz azul hipnótica, para se apreciar melhor as medusas, sendo que o teto tem apenas cerca 2,1 metros de altura.

Segundo a administração, este tipo de exposição com medusas é a primeira no Japão.

Um dos pontos altos do Sunshine Aquarium  é a recriação de ambientes aquáticos de todo o mundo, incluindo as do “Rio Amazonas”, do “Mar do Caribe” e dos “Corais da Grande Barreira da Austrália”.

Do Mundo-Nipo
Fontes: Kyodo | Japan Guide-jp.

Total
0
Shares
Previous Article
Abe fala com reporteres antes de viajar ao Vietna Foto Kyodo 900x550 01 min

Abe viaja ao Vietnã para cúpula da Apec, mas de olho no tratado TPP

Next Article
Producao de arroz em FUkushima Foto Kotoba 900x550 01 min

UE alivia restrições a produtos de Fukushima pela 1ª vez desde 2011

Related Posts