Hokkaido reitera pedido para que turistas chineses se ‘comportem’

Reiterado hoje, o guia de boas maneiras pede para turistas evitar flatulências em público, além de outras etiquetas.
Manual japones de boas maneiras para turistas Foto Reproducao
Manual japonês de boas maneiras para turistas (Foto: Reprodução)

Associação de Turismo de Hokkaido, no extremo norte do Japão, ressaltou hoje (10) o seu guia de boas maneiras, lançando em maio desde ano. O manual é voltado para turistas, principalmente os chineses, e no qual detalha uma série de etiquetas para os visitantes seguirem enquanto estiverem visitando a região.

O pedido foi reiterado porque a alta temporada de turismo na ilha tem início no outono e a região está recebendo um grande número de visitantes estrangeiros, que buscam o clima frio e os famosos festivais de neve em Hokkaido.

De acordo com o Jornal ‘The Asahi Shimbun’, a região está recebendo uma enormidade de turistas desde o início deste mês. Muitos deles chineses, que estão aproveitando o feriado prolongado do Dia Nacional da China, que teve início no dia 1º de outubro e decorreu por uma semana.

Além dos chineses, a região começou a receber desde o final de semana muitos turistas de Taiwan. Isso porque o país (território chinês) celebra a Revolução Xinhai em 10 de outubro, quando o país decreta feriado nacional e que decorre por cerca de uma semana.

Mediante isso, a Associação de Turismo de Hokkaido reiterou nesta segunda-feira (10) seu pedido para que os visitantes leiam com atenção o livreto produzido pela própria organização, chamado de “Guia de Etiqueta do Viajante Para Hokkaido”.

O guia ilustrado conta com três idiomas (japonês, chinês e inglês) e está disponível para download no site da Associação. No manual, há explicações sobre a necessidade de evitar flatulências e arrotos em público, além de pedidos para que as filas sejam respeitadas, que sigam a pontualidade japonesa e que mantenham os banheiros limpos.

O guia de etiqueta do turista não é um trabalho novo no Japão. Na verdade, o livro já está em sua segunda edição. A primeira versão, publicada em agosto de 2015, recebeu amplas críticas dos chineses, alegando que o guia generalizou o comportamento do povo chinês, caindo em um senso comum de que todo turista chinês é obrigatoriamente mal-educado.

Devido às críticas, a associação trabalhou em uma nova versão do guia que, mesmo assim, continuou não agradando aos chineses. Entre as partes polêmicas do livreto, além do pedido para evitar arrotos e flatulências, os japoneses orientam os turistas chineses a não “levar (pegar para si e levar para casa) itens fornecidos nos hotéis durante a hospedagem”, como talheres, pratos, toalhas, secadores de cabelo, entre outros itens de propriedade das empresas hoteleiras.

O manual ilustrado pede para que os turistas evitem arrotos e flatulência em público (Foto: Reprodução)
O manual ilustrado pede para que os turistas evitem arrotos e flatulência em público (Foto: Reprodução)

Porém, a segunda versão do livreto, lançada em meados de maio deste ano, também provocou indignação dos visitantes do país vizinho, que acusaram a associação de discriminação étnica, em vista de que o novo manual manteve todos os itens e até acrescentou mais restrições, mudando apenas o modo em que expressa os itens.

O próprio governo chinês, no entanto, parece estar ciente das façanhas de seus cidadãos no exterior. Órgãos de turismo em várias províncias chinesas também orientam através de guias e pequenos livretos como se portar ao viajar para o exterior, principalmente o Japão.

Para a maioria dos japoneses, os turistas chineses são ruidosos e problemáticos, capazes de jogar lixo na rua, fumar em público, falar alto em locais que exigem silêncio, como museus, transportes públicos e restaurantes, além de danificarem gramados e cerejeiras para tirar uma selfie, o que é intolerável para qualquer cidadão japonês.

"Não pise na grama", mostra uma das ilustrações do manual (Foto: Reprodução)
“Não pise na grama”, mostra uma das ilustrações no guia (Foto: Reprodução)

“Infelizmente, esse mau-comportamento dos chineses é um fato, seja por questões culturais ou simplesmente porque querem aproveitar ao máximo sua estadia em um país diferente”, afirma o ‘The Asahi Shimbun’ em sua publicação.

Nesta segunda-feira, a Associação de Turismo de Hokkaido republicou o lançamento do guia na primeira página de seu site, pedindo para que os “visitantes estrangeiros leiam o manual com atenção”, dedicando ainda um pequeno texto aos visitantes chineses.

“Fizemos o guia pensando também em uma maneira de os chineses aproveitarem melhor a estadia em Hokkaido sem problemas”, justificou o órgão, estimando que a região receberá mais de um 200 mil visitantes somente nesta temporada outono/inverno, conforme noticiou o ‘The Asahi Shimbun’.

*Confira o Guia de Etiqueta do Viajante Para Hokkaido.

Total
0
Shares
Previous Article
Vulcao Aso apos erupcao em 2014 Foto Kyodo

Atividade vulcânica segue intensa no Monte Aso

Next Article
Kei Nishikori no Aberto da Australia 2014 Foto Aflo Images

Nishikori se torna o tenista número 4 do mundo

Related Posts