Calor e flores anunciam a proximidade da primavera no Japão

O calor começou mais cedo em grande parte do país, com temperaturas superiores a 24 graus.
Pessoas em Osaka afetadas pelo calor Foto Asahi Images 2014
Cidade de Osaka | Foto: Arquivo / Asahi

Às vésperas do início da primavera no Japão, que começa oficialmente em 20 de março, o calor começou a dar o ar da graça mais cedo em grande parte do arquipélago, trazendo consigo floradas antecipadas de várias espécies de flores, incluindo as populares e belíssimas cerejeiras.

Na quarta-feira (14), os termômetros marcaram temperaturas acima de 20 graus em cidades de quase todas as regiões do país. Segundo a Agência Meteorológica do Japão (JMA, na sigla em inglês) os termômetros registraram máxima de 24,5°C na cidade de Maebashi, na província de Gunma, e de 21,5°C na capital Tóquio, ambas cidades localizadas na região de Kanto, leste do país.

As regiões sul e centro-oeste também viram temperaturas muitas altas para o período, com máxima de 23°C registrado na cidade de Fukuoka (sul) e de 21°C em Osaka (oeste), informou a JMA, acrescentando que essas temperaturas são superiores entre 8 a 12 graus ao usual para meados de março.

A elevação antecipada da temperatura tem precipitado a floração de uma grande variedade de flores. Floradas das cerejeiras estão sendo observadas desde o início do mês em grande parte do país, proporcionando o esperado espetáculo das sakuras, como são chamadas as cerejeiras no Japão.

Por outro lado, o calor fora de época provoca o desgelo mais rápido da neve. Mediante isso, a JMA está alertando sobre avalanches em áreas com grande acúmulo de neve.

Estações no Japão
O Japão tem as quatro estações bem definidas. Cada uma delas conta com dias específicos para determinar, por exemplo, qual é o dia mais frio do ano, ou quando entra a época de chuva.

Nas quatro estações existem 24 divisões, seis em casa uma, chamadas Nijuu-shi Sekki. No início de fevereiro, o risshun representa o ingresso na primavera, apesar da estação das flores começar oficialmente no dia 20 de março.

Primavera (Haru)
Risshun: 4 ou 5 de fevereiro, dia do ingresso na primavera pelo calendário japonês.

Usui: 19 de fevereiro, quando a neve se transforma em chuva e o gelo começa a derreter. Mas nas regiões Kanto e Tokai ainda pode nevar.

Keichitsu: 6 de março, os insetos que estavam “hibernando” começam a aparecer a partir desse dia.

Shunbun: 20 de março, entrada oficial da estação das flores. Esse dia é chamado também de Equinócio da Primavera.

Seimei:  5 de abril, quando as cerejeiras florescem na parte oeste do Japão e as andorinhas enchem os céus.

Kokuu: 20 ou 21 de abril, época de chuva da primavera. Os japoneses chamam de estação da chuva que molha a plantação.

Do Mundo-Nipo | Por Maria Rosa
Fontes: NHK NewsAgência Meteorológica do Japão | The Asahi Shimbun.

Total
0
Shares
Previous Article
Passaporte do Japao Foto jp.fotolia 02 min

Japão e Cingapura têm o passaporte mais poderoso do mundo

Next Article
Haruhiko Kuroda Foto Asahi 092017

Parlamento confirma Kuroda na presidência do BC do Japão

Related Posts