Variedades

Mangá ‘Kochikame’ entra para o Guinness

Mangá Kochikame (Foto: Reprodução

A série de mangá Kochikame foi reconhecida como a história em quadrinhos que mais publicou volumes no mundo.

A bem-sucedida e longeva série de manga japonês “Kochira Katsushika-ku Kamearikoen-mae Hashutsujo”, mais conhecida como “Kochikame”, foi reconhecida pelo Guinness World Records, o Livro dos Recordes, como a história em quadrinhos que mais publicou volumes no mundo em uma única série.

Até o momento, “Kochikame” tem incríveis 199 volumes publicados e seu volume 200 será lançado no próximo sábado, o que representará o último da série.

Escrita e desenhada pelo mangaká Osamu Akimoto, a série “Kochikame” esteou em 1976 nas páginas da revista “Weekly Shonen Jump”, da editora Shueisha, que começou a compilar a série em formato “tankobon” (individual) no mesmo ano.

Na quarta-feira (14), Akimoto recebeu o certificado do Guinness durante a abertura de uma exposição sobre a série em uma loja de departamento em Tóquio.

O mangaká disse que está feliz pelo reconhecimento do Guinness, o que ocorre em paralelo ao encerramento da bem-sucedida série que durou quatro décadas.

“Acredito que o prêmio vai iluminar o meu futuro como um artista de mangá”, disse ele à repórteres presentes na entrega do certificado em Tóquio.

A exposição exibe mais de 150 itens de “Kochikame”, incluindo pinturas e ilustrações originais, além de preciosos rascunhos feitos durante a criação dos personagens da série.

Um rolo de 8 metros de comprimento pintado à mão, que Akimoto dedica a um santuário intimamente associado à série de mangá, também está em exibição, que vai até 26 de setembro.

“Kochikame” não é o único mangá premiado pelo Guinnes. Além dele, o mangá “One Piece” também entrou para o famoso “livro”.

Em junho de 2015, quando One Piece foi reconhecido pelo Guinness como a história em quadrinhos mais vendida do planeta, a casa Shueisha já havia publicado absurdos 320,866 milhões de exemplares dos então 77 volumes da série, que foi criada por Eiichiro Oda e lançada em 1997.

Em setembro de 2013, o Guinness reconheceu o anime “Sazae-san” como a série animada mais longa do mundo, superando o desenho norte-americano “Os Simpsons”. O anime estreou no Japão em 1969, na Fuji TV, onde continua sendo exibido até os dias atuais.

Comentários