Shinzo Abe saúda designação de museu em Tóquio como patrimônio mundial

O museu em Ueno foi designado ontem pela Agência da Cultura da ONU. Agora, Japão detém 20 obras designadas como Patrimônio Mundial da Unesco.
Museu Nacional de Arte Ocidental em Toquio Foto Creative Commons

O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, saudou a decisão da Agência da Cultura das Nações Unidas (ONU) em acrescentar o Museu Nacional de Arte Ocidental (Kokuritsu Seiyo Bijutsukan) à lista de Patrimônio Mundial.

O comitê do Patrimônio Mundial da Unesco anunciou a decisão no domingo (17), em Istambul, na Turquia. A reunião foi adiada pela tentativa de golpe de estado no país.

O museu, que é dedicado exclusivamente à arte do ocidente, foi construído em 1959 a partir da Coleção Matsukata, e está instalado em um prédio projetado pelo arquiteto francês Le Corbusier.

Localizado em Ueno, no distrito de Taito, em Tóquio, o Museu Nacional de Arte Ocidental possui um acervo de obras de arte do século XV ao século XX. O prédio principal abriga a seção de pinturas anteriores ao século XVIII, com obras importantes de autores como Veronese, Rubens, Van Ruysdael e Ribera.

Com a designação do museu, que já havia sido indicado anteriormente em duas ocasiões, o Japão agora detém 20 obras designadas como Patrimônio Mundial da Unesco.

Em nota divulgada domingo, Abe afirmou que está profundamente grato aos profissionais e voluntários que cuidam do museu. O premiê prometeu ainda que seu governo ampliará os esforços para preservar o museu, a fim de que as gerações futuras possam continuar a usufruir do local.

Em conferência de imprensa, o chefe da Agência de Assuntos Culturais do Japão, Ryohei Miyata, disse que está muito feliz com a designação. “O reconhecimento como Patrimônio Mundial faz do museu um admirável exemplo para jovens japoneses que estudam arquitetura”.

A diretora geral do museu, Akiko Mabuchi, falou da felicidade pela decisão da Unesco, que ela pensava não ocorrer tão cedo em vista da tentativa de golpe ocorrida na Turquia.

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article
Concurso publico Foto Creative Commons Montagem Mundo Nipo

12 órgãos abrem inscrições para 1,1 mil vagas com salários de até R$ 15 mil

Next Article
Monte Fuji Foto iStock Free TY567

Monte Fuji passa a oferecer Wi-Fi gratuito mais eficiente

Related Posts