Variedades

Ilustração mostra os diferentes tipos de uniformes escolares no Japão

Grupo AKB48 (Foto: Divulgação)

A ilustração descreve alunas com diferentes estilos de uniformes, cada qual representando as principais cidades do Japão.

Atualizado em 15/11/2016 – 11h23


Os uniformes escolares no Japão são tão arraigados na cultura do anime e mangá que eles se tornaram quase tão conhecidos como os personagens que os usam. Embora a versão azul e branca, no estilo marinheiro, seja o referencial de uniformes colegiais japoneses para os ocidentais, na vida real há uma grande variação de cores e estilos de saias, camisas, jaquetas, casacos, gravatas e acessórios, o que não depende apenas do colégio, mas também da região  onde o aluno estuda.

Segundo o site japonês ‘Rocket News’, até mesmo o tipo de meia que uma colegial usa pode revelar detalhes sobre as tendências locais e a área em que uma jovem estuda.

O tema sobre os diferentes tipos de uniformes foi recentemente debatido após um usuário do Twitter no Japão (@ tmato30kcal) compartilhar uma ilustração que mostra nove meninas com diferentes uniformes, cada qual representando algumas das principais cidades do Japão.

De acordo com o ilustrador, Tóquio (leste) e Niigata (centro) têm os uniformes com as saias mais curtas. Já o uniforme em Okinawa (sul) é o mais leve, adequado para o calor. Por outro lado, mal se pode ver o rosto da colegial que representa a fria ilha de Hokkaido (no extremo norte), enquanto os uniformes em Osaka e Kobe (centro-oeste – Kaisai) são os mais “comportados”.

Veja baixo a ilustração

Ilustração de uniformes escolares japoneses (Foto: Reprodução/Twitter)

(Foto: Reprodução/Twitter)

História dos uniformes escolares no Japão
De cordo com o Rocket News, os uniformes escolares existem no Japão há cerca de 150 anos. Eles foram utilizados pela primeira vez para mostrar qual a comunidade um estudante pertencia, mas hoje eles se tornaram um dos maiores símbolos da cultura japonesa”kawaii” (fofo).

O uniforme estilo marinheiro – o mais popular e conhecido pelos ocidentais – surgiu em 1920, enquanto os blazers se tornaram parte dos uniformes escolares japoneses somente na década de 1980.

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Comentários

Deixe de comentário


*