Variedades

Violinista japonês Ryu Goto se encontra com jovens de comunidades no Rio

O violinista esteve no Morro Chapéu Mangueira, onde se reuniu com jovens das comunidades do Complexo do Alemão, Dona Marta, Morro dos Macacos, Pavão Pavãozinho e Babilônia.

Atualizado em 21/10/2015 – 11h25


Na última segunda-feira, 19, crianças e adolescentes do Morro Chapéu Mangueira, no Leme, bairro na Zona Sul do Rio de Janeiro, receberam a visita do violinista japonês Ryu Goto, onde compartilharam um momento muito especial: a paixão pela música clássica.

Integrantes das comunidades do Complexo do Alemão, Dona Marta, Morro dos Macacos, Pavão Pavãozinho e Babilônia, também – ASM, participaram do encontro.

O violinista apresentou trechos do concerto dele no Rio de Janeiro, que acontece nesta quarta-feira (21), na sala Cecília Meireles. Ryu, em passagem pela primeira vez no país por conta das comemorações pelos 120 anos de amizade entre Brasil e Japão, tocou junto aos alunos o primeiro movimento da Primavera, de As Quatro Estações, de Antônio Vivaldi.

Violinista japonês Ryu Goto se apresenta para jovens no Morro Chapéu Mangueira (Foto: Consulado do Japão)

Ryu Goto (de camisa branca) posa para foto com alunos do projeto Ação Social Pela Música (Foto: Consulado do Japão)

“O ensino da música é uma boa maneira de oferecer um direcionamento aos jovens, especialmente aos que vivem em comunidades. Foi ótimo poder tocar no Chapéu Mangueira, ao ar livre, com as pessoas que moram nas redondezas ouvindo. Encontrei estudantes muito dedicados, motivados, tocando música de alto nível”, comenta Ryu.

A ASM foi fundada em 1994, fruto do sonho do falecido maestro David Machado. O projeto teve continuidade pelas mãos de sua esposa, a violoncelista e produtora cultural Fiorella Solares. A ASM visa à inclusão social por meio do ensino da música clássica para moradores de comunidades em situação de vulnerabilidade.

Para Murilo Vieira, de 15 anos, morador da comunidade Santa Marta, tocar com um artista mundialmente reconhecido e talentos, como Ryu, é um privilégio. O jovem começou no projeto em 2011, quando viu uma apresentação perto da sua casa, toca contrabaixo e conta que no início sentia muitas dores nos ombros, mas o amor pela música o motivou a continuar.

Ryu Goto iniciou a carreira aos 7 anos, no Festival de Música do Pacífico em Sapporo, no Japão, executando o Concerto No 1 para violino, de Paganini. Apoia obras filantrópicas ao redor do mundo, orientando o desenvolvimento de estudantes de música.

Serviço
Apresentação com a Orquestra Sinfônica da UFRJ
Data: 21 de outubro de 2015 (quarta)
Horário: 20h
Local: Sala Cecília Meireles
Endereço: Rua da Lapa, 47 – Lapa, Rio de Janeiro – RJ
Ingresso: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia) (+ taxas)
Informações: (21) 2332-9223

*Texto e fotos fornecidos pelo Consulado do Japão (pauta sugerida).

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Comentários