Notícias Variedades

Tóquio exige mais segurança em ‘kart de aluguel’ para turistas

Foto: Getty

Fantasiados de personagens de games, turistas andam pelas ruas de Tóquio dirigindo karts sem nenhuma segurança.

O Departamento da Polícia Metropolitana de Tóquio determinou que as empresas fornecedoras dos serviços de aluguel de karts, para uso de passeio, melhorem a segurança de seus serviços, incluindo exigências do uso de capacete, entre outros acessórios de segurança, para permitir a condução dos pequenos veículos nas ruas de Tóquio, informou a imprensa japonesa.

Segundo a emissora pública ‘NHK’, é comum ver “comboio” formado por, no mínimo, cinco karts percorrendo as ruas em áreas turísticas e zonas comerciais de Tóquio.

Esse tipo de atividade é especialmente popular entre os turistas estrangeiros. As empresas que oferecem esse serviço disponibilizam, além dos karts, vestimentas de personagens famosos dos games japoneses.

No entanto, o preferido dos turistas são os “karts cosplay” do game ‘Mario Kart’, uma série de jogos de corrida da famosa franquia Mario. As empresas fornecem tudo, desde os karts semelhantes ao do jogo até a vestimenta completa dos personagens, mas sem nenhuma segurança. Nada além de “saber dirigir” é exigido aos usuários do serviço que, em sua maioria, são estrangeiros.

Ainda de acordo com a ‘NHK’, atualmente não há leis no Japão que obriguem os condutores de automóveis a usar cinto de segurança ou capacete, enquanto que não existe qualquer exigência de equipamentos de proteção para o uso de karts, o que torna o passeio perigoso, já que os turistas conduzem os pequenos carrinhos entre “veículos de verdade” nas movimentadas ruas de Tóquio.

Turistas conduzem karts entre “veículos de verdade” nas ruas de Tóquio (Foto: Getty)

Anunciada ontem (22), a medida exige o “uso de acessórios de segurança tanto no kart como para os condutores”, explicou à agência ‘Kyodo’ um porta-voz do Departamento da Polícia de Tóquio, acrescentando que o principal objetivo da medida é “evitar acidentes de trânsito”..

Desde março, foram registrados 13 acidentes em Tóquio envolvendo karts, sendo que três deles acarretou em atropelamentos de transeuntes, enquanto dois estrangeiros, usuários dos serviços de karts, sofreram ferimentos graves, detalhou o porta-voz em declarações colhidas e noticiadas pela ‘Kyodo’.

Comentários