Novo romance de Haruki Murakami é publicado no Japão

Fãs ávidos do famoso escritor fizeram fila em uma loja de Tóquio. O lançamento aconteceu meia-noite dessa sexta-feira.
Lancamento do novo livro de Haruki MurakamiHaruki Murakami Foto Mainichi
Foto: Mainichi

O novo romance do aclamado escritor japonês Haruki Murakami, em dois volumes e cujo conteúdo foi mantido em segredo absoluto, foi publicado no Japão nesta sexta-feira (24).

Antes do lançamento, foi apenas divulgado o título do livro em japonês (“Kishidancho Goroshi”) e inglês (“Killing Commendatore”), que em português significa “Matar o comendador”, em tradução livre.

Alguns varejistas no país começaram a vender o 14º romance de Murakami quando o relógio bateu meia-noite de sexta-feira (hora local).

Fãs ávidos do escritor de maior destaque da literatura japonesa contemporânea fizeram fila e esperaram até a meia-noite em frente uma loja de Tóquio, onde participaram de um evento para comemorar a esperada publicação.

No momento em que caiu uma cortina que escondia os livros, os clientes correram para pegá-los e se dirigiram para a caixa registradora. Alguns deles logo se mudaram para um espaço especialmente preparado, onde eles puderam mergulhar no romance durante a madrugada fria, abrigados com cobertores e bebidas quentes oferecidos pelo espaço.

“É um romance mais longo do que ‘Kafka à beira-mar’ e mais curto que ‘1Q84’, uma história muito estranha”, disse Murakami há alguns meses, durante a entrega do prêmio Hans Christian Andersen na Dinamarca.

“O autor nos informou que queria que os leitores descobrissem o livro sem saber nada. Inclusive internamente, muito pouca gente teve acesso” ao conteúdo, afirmou um porta-voz da editora Shinchosha.

O senhor Uchida, do shop oficial Takeshi Uchida, disse que “Murakami é um dos poucos autores que escrevem livros que vendem como bolinhos”.

A editora informou que foram impressos 650.000 cópias de cada um dos dois volumes do novo livro.

Murakami, de 68 anos, é considerado um dos maiores best-sellers do mundo na atualidade. Entre suas obras de destaque está a trilogia “1Q84”, cujos dois primeiros volumes foram publicados no Japão em 2009 e o terceiro no ano seguinte. Outros dois romances famosos são “Kafka à beira-mar” e “Minha querida Sputnik”, todos publicados no Brasil pela Alfaguara.

Traduzido para mais de 50 idiomas, seu sucesso é atribuído à capacidade de construir enredos fantasiosos, uma prosa ágil e mesclar referências culturais japonesas e ocidentais, misturando realidade e fantasia. Seus livros evocam mundos fantásticos onde sapos gigantes desafiam homens assalariados e cavalas caem do céu como chuva.

Suas obras venderam milhões de exemplares apenas no Japão e sempre criam entusiasmo no país, onde são imediatamente devorados e discutidos.

Prêmio Nobel da Literatura
Haruki Murakami é o escritor que mais vezes foi apontado como favorito ao Prêmio Nobel de Literatura, o que ocorre desde 2011. Contudo, ainda não conseguiu faturar o precioso prêmio, o que pode ocorrer no ano que vem. De acordo com as principais casas de apostas no mundo, o Nobel de Literatura não escapa de Murakami em 2017.

*Confira algumas obras no site oficial de Haruki Murakami.

Fontes: NHK News Japan | Jornal The Mainichi.

Total
0
Shares
Previous Article
Algemas trafico de drogas Foto Xpress Stock Photo Montgem MN

Japão apreende quantidade recorde de drogas em 2016

Next Article
Pessoas nas ruas de Toquio Foto AJW Images 900x600 atualizado 28 03 2016

Japão oferece prêmios para frear sobrecarga de trabalho

Related Posts