Variedades

As 5 empresas japonesas mais antigas do planeta, com até 1,4 mil anos

Hotel Keiunkan (Foto: Divulgação/Keiunkan)

O Japão facilmente domina a lista das empresas mais antigas do mundo, ocupando os 5 primeiros lugares, sendo a maioria do ramo hoteleiro.

Atualizado em 18/11/2016 – 08h09


O Japão é possuidor de uma longa história, herdeiro de uma civilização que antecede o século VII a.C., quando a nação teve seu primeiro imperador, Jimmu. Embora não exista registros comprobatórios sobre seu governo como imperador, a Casa Imperial do Japão baseia-se nos descendentes diretos de Jimmu.

O arquipélago japonês, que é formado por quatro ilhas principais e mais de 3 mil menores, é extremamente montanhoso, o que dificulta a agricultura e contribui para que 67% do território ainda seja coberto por florestas. A pequena quantidade de terra arável, aliada ao extenso litoral, levou o país ao desenvolvimento da maior indústria de pesca do mundo.

A criação de empresas fez-se necessária desde a instauração do império. Entre as mais antigas estão as fabricantes de móveis, hotéis e construtoras, com algumas datando mais de 1.400 anos e em ainda em plena atividade, o que levou o Japão deter as empresas mais antigas do mundo. Há registros de dezenas de empresas japonesas com mais de 10 séculos de existência

Pensando nisso, o Mundo-Nipo resolveu compilar uma lista com as cinco empresas mais antigas do Japão, ou seja, as mais antigas do planeta em atividade. Entretanto, quando a compilação de uma lista que compreende empresas cuja a existência é mais antiga do que a de muitos países, torna-se complexo rastrear detalhes concretos. E, embora possa parecer contra-intuitivo, novos detalhes são susceptíveis de surgir a qualquer momento.

Destacamos o Hotel Keiunkan, que apesar de estar em segundo em nossa lista, foi reconhecido como o hotel mais antigo do mundo ainda em atividade após fornecer provas ao Guinness World Records, em 2011.

Veja a seguir a lista com as cinco empresas japonesas mais antigas do mundo em atividade:

5. Tanaka Iga (fundada em 888 d.C.)

Empresas mais antigas do Japão / Tanaka Iga (Foto: Divulgação)

A empresa utiliza a sua habilidade e técnica milenar para produzir objetos deslumbrantes (Fotos: Divulgação)

Com sede em Kyoto, esta empresa foi fundada em 888 d.C. (alguns registros constam datar em 885), e tem vindo a produzir produtos para templos budistas de alta qualidade por mais de 1.100 anos.

A empresa utiliza a sua habilidade e técnica milenar para produzir objetos deslumbrantes. Altar, móveis, lanternas, entre outros itens essenciais para templos, são produzidos por esta que é a empresa mais antiga do mundo neste ramo.

4. Hoshi Ryokan (fundada em 718 d.C.)

Com acomodações amplas e luxuosas piscinas termais, esta empresa de quase 1.300 anos é o terceiro hotel mais antigo do mundo (Foto: Guinness World Records)

Hotel Hoshi Ryokan (Foto: Guinness World Records)

Este hotel, localizado em Hokusan, na província de Ishikawa, já foi cogitado como o hotel mais antigo do mundo até 2011. Agora está listado como o terceiro mais antigo do planeta.

Com acomodações amplas e luxuosas piscinas termais, esta empresa de quase 1.300 anos de idade foi fundada por um lenhador. Dizem que depois de receber visões, um monge desceu da montanha e pediu a um lenhador local para ajudá-lo a encontrar um onsen (termo japonês para águas termais). Uma vez descoberto o local, o lenhador, Sasasekiri Gengoro, construiu a pousada e passou para os filhos.

Vale destacar que o nome do hotel é Hoshi, mas é operado pela companhia Zengoro, que é também o nome da família no comando do hotel e da companhia. O nome da família anterior, “Gengoro”, mudou ao longo dos mais de 10 séculos de existência.

3. Koman (fundada em 717 d.C.)

Empresas mais antigas do Japão / Hotel Koman (Foto: Divulgação/Koman Hotel)

Um dos mais procurados da lista, este encantador hotel possui um grande número de piscinas termais (Foto: Divulgação/Koman Hotel)

Localizado na cidade de Toyooka, na província de Hyogo, o hotel Koman foi fundado depois de um sonho divino.

Contam que Hyuga, cuja família estabeleceu o hotel, foi visitado por quatro divindades durante a noite. As divindades lhe disseram que ele precisava proteger as pessoas que viviam na área bem como seus antepassados. Então, depois de construir templos para os deuses, sua família começou a trabalhar para recuperar a terra e, finalmente, o local com águas termais foi descoberto. A história da pousada é contada oficialmente em um pergaminho histórico.

Além de um grande número de piscinas termais disponíveis para os hóspedes, o antigo hotel também está localizado perto de vários pontos turísticos.

Para quem está interessado em hospedar-se em um hotel com 1.300 anos, o preço da diária de quarto simples custa cerca de 1,2 mil reais por pessoa, incluindo refeições. Reservas com a Sennennoyu Koman (em japonês) ou no site de viagens TripAdvisor (em português).

2. Keiunkan (fundada em 705 d.C.)

Empresas mais antigas do Japão / Hotel Keiunkan (Foto: Divulgação/Keiunkan)

Keiunkan é oficialmente o hotel mais antigo do mundo, e também a segunda empresa em atividade mais antiga do planeta (Foto: Divulgação/Keiunkan)

O Keiunkan é um pitoresco hotel localizado na província de Yamanashi e o único da lista reconhecido oficialmente como o hotel mais antigo do mundo, e também a segunda empresa em atividade mais antiga do planeta.

Contam que o hotel foi fundado depois de um lenhador ter descoberto um macaco branco ferido que auto se curou ao banhar-se nas águas termais do local. Desde então, esta pousada tem sido um destino popular para os doentes a mais de 1.300 anos.

Além das requintadas instalações, o ambiente natural do hotel é certeza de fazer até mesmo o empresário mais estressado se sentir relaxado pela primeira vez.

A diária de um quarto simples custa o equivalente a 1,3 reais e as reservas podem ser feitas no próprio site do Hotel keiunkan.

1. Kongo Gumi (fundada em 578 d.C.)

Empresas mais antigas do Japão / Kongo Gumi (Foto: Creative Commons)

Com seus mais de 1.400 anos, Kongo Gumi é a empresa mais antiga do mundo (Foto: Creative Commons)

E, finalmente, a empresa mais antiga do mundo. A construtora Kongo Gumi foi fundada no ano de 578 por um imigrante coreano. Registram relatam que o coreano chegou ao Japão focado em construir templos budistas.

Em 2006, a Kongo Gumi passou por problemas financeiros e foi comprada por outra empresa do mesmo ramo, a Takamatsu.

Ao longo dos séculos, Kongo Gumi, que sempre foi especializada em construir templos, participou da construção de muitas edificações famosas, incluindo o Castelo de Osaka, no século XVI.

Embora tenha se tornado uma subsidiária da companhia Takamatsu, a Kongo Gumi ainda continua a construir templos. Portanto, não há como negar que a construtora, com seus mais de 1.400 anos de existência, é a mais antiga empresa em atividade do mundo.

Por Maria Rosa
Principais fontes de pesquisa
Honkawa Data Tribune (em japonês)
JAPANiCAN
Sennennoyu Koman (em japonês)

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Comentários