Festival de cinema em Okinawa premia comédia japonesa ‘Reon’

O divertido filme narra sobre a secretária e o diretor de uma empresa que misteriosamente trocam de corpos.
Cartaz da comedia japonesa Reon Divulgacao min
Cartaz da comédia japonesa “Reon” | Divulgação

A 10ª edição do OIMF (sigla de Okinawa International Movie Festival), que acontece anualmente em Naha, capital da província de Okinawa, ilha no extremo sul do Japão, premiou o filme “Reon”, que levou o Prêmio de Público da seleção de longas-metragens falados em japonês.

O evento, que foi concluído no último domingo, trouxe, além da exibição de filmes, apresentações musicais e performances de comediantes e de personalidades da TV do Japão.

A chuva que persistiu durante toda a tarde atrapalhou parte das celebrações — reduziu o tapete vermelho e transferiu a realização da cerimônia de encerramento, que deveria ocorrer ao ar livre, no parque Naminoue Umisora, para o prédio do Yoshimoto Okinawa Kagetsu – teatro conhecido pelas apresentações de comédias de stand-up.

Dos filmes do programa “Laugh & Peace”, sobre temas que “fazem a plateia rir e se sentir feliz”, dois foram os preferidos desta edição.

“Reon”, do diretor Renpei Tsukamoto, é uma comédia que conta a história de dois personagens, uma secretária e um diretor de uma empresa, que misteriosamente trocam de corpos (a exemplo do que aconteceu com Glória Pires e Tony Ramos na franquia “Se Eu Fosse Você”).

“Uma simples funcionária de escritório e um CEO mulherengo e autocrático têm seus corpos trocados após um acidente de carro. Sendo opostos extremos em tudo, incluindo gênero, status social e personalidade, tudo é uma montanha-russa após a troca! Com o CEO enfrentando a crise de ter sua empresa dominada em meio à confusão, lidando com “casos amorosos complicados”, com os problemas de sua equipe de funcionários, entre muitos outros acontecimentos caóticos e excêntricos, esse hilariante filme traz gargalhadas sem parar!”, diz crítica japonesa do site OIMF.

Entre os longas em língua estrangeira, o chinês “In Pursuit of the General”, assinado por Teng Junjie, foi o favorito, também levando o Prêmio de Público, ao resgatar uma história de mais de 2 mil anos, sobre a rivalidade de dos homens.

A programação de quatro dias do evento incluiu este ano um filme rodado em Okinawa, “Born Bone Born”. Com direção de Toshiyuki Teruya, nascido em Naha, esta comédia dramática resgatou a tradição do “senkotsu”, uma antiga prática local de exumação.

Organizado pelo conglomerado de entretenimento Yoshimoto Kogyo, com foco em comédia, o festival realizou este ano uma competição de vídeos regionais batizada de “Jimot CM Republic”.

Saíram premiados os trabalhos “Kyotando”, de Quioto (da seleção japonesa), “Nepalese Children and Their School”, do Nepal (da seleção internacional), e “Yonaburu”, da vila do distrito de Shimajuri (da seleção de títulos de Okinawa).

Todos os trabalhos foram inspirados no conjunto de metas de desenvolvimento sustentável adotados pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Essa parceria entre o festival de cinema e a ONU busca promover, na linguagem da indústria de entretenimento, as metas apresentadas em 2015, que incluem erradicação da pobreza, fome zero e agricultura sustentável, educação de qualidade, igualdade de gênero e outros tópicos.

Confira o trailer de Reon:

Fontes: Valor Online | Natalie.jp | OIMF.
*Saiba mais sobre o filme (em japonês).

Total
0
Shares
Previous Article
Posto de guarda militar sul coreanona Zona Desmilitarizada entre as duas Coreias Foto Reproducao YouTube AFP min

Seul mostra fé em desnuclearização ao cessar propaganda em fronteira com o Norte

Next Article
Producao de aco Foto CMMR 900x600 18 12 2015 02

Produção global de aço tem crescimento recorde

Related Posts