Universidade no Japão doa 2 mil mangás à biblioteca da USP

A versão original do mangá Dragon Ball é uma das atrações do acervo recém-chegado à USP.
Mangas Biblioteca da USP Foto Marcos Santos USP min
Foto: Marcos Santos/USP

Uma parceria entre a Biblioteca do Centro de Estudos Japoneses Teiiti Suzuki, localizada na Casa de Cultura Japonesa da Universidade de São Paulo (USP), e a Universidade de Meiji, com sede na capital do Japão, rendeu uma doação de 2 mil mangás aos brasileiros.

Em 2017, a Biblioteca da USP foi notificada que receberia mil mangás doados pela Universidade de Meiji. Neste mês de maio, a mesma biblioteca foi novamente informada sobre mais uma doação de mil mangás. No dia 21 passado, houve uma solenidade da formalização dessa parceria entre as duas instituições.

A versão original de Dragon Ball, um dos mangás mais famosos do Brasil, é uma das atrações do acervo recém-chegado à USP. Após serem catalogados, os mangás poderão ser consultados por todos os interessados.

Mangás são histórias em quadrinhos japoneses que receberam influência direta dos cartuns ocidentais e quadrinhos da Disney. O artista japonês Osamu Tezuka (1928-1989), com a obra Shin Takarajima (“A Nova Ilha do Tesouro”), de 1947, é considerado o criador desse tipo de quadrinhos. No entanto, o termo tem uma origem mais antiga, no início do século 19, com os hokusai mangá, esquetes que traziam caricaturas e ilustrações sobre a cultura japonesa, produzidas pelo artista Katsushika Hokusa (1760-1849). A partir dos mangás foram surgindo também os animes, que são versões animadas das histórias em quadrinhos.

O interesse vai além da graduação e por isso essas doações têm sido de suma importância para a biblioteca, afirma Kikuchi. “O público interessado é grande e muitas vezes os alunos começam a estudar japonês porque querem aprender por mangá. E o mangá se tornou um objeto de pesquisa, tanto na iniciação científica como no mestrado e no doutorado. É um fator de atração e, por isso, essa doação da Universidade de Meiji é muito importante para a biblioteca.”

A Biblioteca Teiiti Suzuki também doará livros para Universidade Federal do Amazonas, que tem uma recente habilitação em Japonês em seu curso de Letras.

O Centro de Estudos Japoneses (CEJ) da USP foi fundado pelo professor Teiiti Suzuki em 18 de novembro de 1968 e, após a Reforma Universitária de 1970, foi remanejado para o Departamento de Linguística e Línguas Orientais da FFLCH. A partir de 1976 ele passou a ocupar as dependências da Casa de Cultura Japonesa, espaço cultural fundado pela Aliança Cultural Brasil-Japão na Cidade Universitária.

A construção da Casa de Cultura Japonesa contou com doações do governo japonês (Programa de Subvenções Especiais, Fundação Japão), Nippon Keidanren (Federação das Organizações Econômicas do Japão), Banpaku Kikin (Organização Comemorativa da Exposição Mundial de 1970), Nippon Usiminas e entidades e pessoas físicas e jurídicas do Brasil e do Japão. O espaço foi administrado pela Aliança Cultural Brasil-Japão por anos e depois pela organização não governamental Oisca. Em 2004, passou a ser mantida pela FFLCH.

Localização
Biblioteca do Centro de Estudos Japoneses Teiiti Suzuki – Casa de Cultura Japonesa
Endereço: Avenida Professor Lineu Prestes, 159, Cidade Universitária, em São Paulo-SP
Telefone (11) 3091-2423
E-mails: [email protected][email protected]
Catálogo da biblioteca: bibliotecacejap.fflch.usp.br

*Matéria sugerida ao Mundo-Nipo pelo centro de relações públicas da Universidade da USP. Confira a matéria original.

Total
0
Shares
Previous Article
Idoso japones dirigindo Foto Reproducao YouTube Japan Guide 900x600 min

Acidentes fatais com motoristas idosos mais que duplicam no Japão

Next Article
Dolar Foto Clipart Images 900x600 30 12 2015 otimizada

Dólar fecha na maior alta percentual desde o início de dezembro

Related Posts