Serviços Variedades

Província japonesa de Aichi promove megafestival de samurais

World Samurai Summit 2016 (Foto: Divulgação/Prefeitura de Aichi)

Berço dos samurais, Aichi sediará em novembro um dos maiores eventos já realizados sobre esses guerreiros.

Promovido desde 2014 pela província de Aichi, no centro do Japão, a edição 2016 do megafestival World Samurai Summit decorrerá nos dias 19 e 20 de novembro em Nagoya. O evento de dois dias terá várias atrações envolvendo samurais e outros tipos tradicionais de guerreiros do Japão antigo, além de desfiles e uma espetacular “reconstituição” da famosa “Batalha de Komaki e Nagakute”, uma das mais importantes ocorridas no Japão e que promete tirar o fôlego dos visitantes.

No primeiro dia do evento acontecerá a cerimônia de abertura “Dai Musha Gyoretsu”, que inclui um grande desfile formado por centenas de “guerreiros”. Samurais de todo o país, além de ninjas, guerreiros armados e especialistas em artes marciais desfilarão pelas ruas de Nagoya vestidos a caráter. O evento contará ainda com participações especiais de cavaleiros ocidentais trajados com armaduras tradicionais.

Haverá performances especiais de ninjas e exibições de samurais no manuseio das katanas (espadas japonesas) e no tiro com arco e flecha.

No último e segundo dia do festival, em 20 de novembro, acontecerá o espetáculo que reunirá centenas de “guerreiros” numa reconstituição da épica “Batalha de Komaki e Nagakute” (Komaki-Nagakute no Tatakai).

“É tudo muito realista e o visitante poderá experimentar a sensação de vivenciar uma grande batalha de guerreiros e samurais”, disse a organização do evento ao jornal ‘The Asahi Shimbun’. “É como voltar no tempo”, afirmou.

Segundo o governo local, Aichi é a “Casa dos Samurais” no Japão. A ideia de reconstituir a “Batalha Komaki e Nagakute” surgiu no ano passado, para marcar o 400º aniversário da morte do shogun Tokugawa Ieyasu, que se originou a partir da região. Aichi também é a terra natal de Toyotomi Hideyoshi e de Oda Nobunaga, grandes daimyo ou daimiô (senhor feudal) do período Sengoku que unificou o Japão.

Esses três famosos nomes da história japonesa foram protagonistas da “Batalha de Komaki e Nagakute”, ocorrida em 1584.  A batalha, também referida como Campanha Komaki, consiste em uma série de confrontos travados pelo exército de Hashiba Hideyoshi (que se tornaria Toyotomi Hideyoshi em 1586) contras as forças de Nobunaga e aliados de Tokugawa. Os três praticamente moldaram a história do Japão atual.

“Essa famosa batalha será reconstituída no World Samurai Summit 2016, algo simplesmente imperdível”, afirma o ‘The Asahi Shimbun’.

O evento contará ainda com uma farta gastronomia local, incluindo comidas típicas do período Edo, além de apresentações de um grupo de sete ninjas recém-formado pela prefeitura de Aichi, que inclui um ninja norte-americano. O grupo foi contratado pela prefeitura para fomentar o turismo na região.

Um show único de fogos de artifícios encerrará o “World Samurai Summit” no final da tarde do dia 20 de novembro. Os fogos utilizados serão os mesmos usados durante o período dos “Reinos Combatentes”, época do conflito entre clãs e shogunato, ou xogunato.

De acordo com os organizadores, o evento deste ano será diferente porque contará com a participação de estrangeiros. Com isso, o governo de Aichi espera atrair um grande número de turistas do exterior, bem como visitantes de outras regiões do Japão.

SERVIÇO
World Samurai Summit 2016
Local: Expo Aichi Commemorative Park /Expo Park Nagoya (onde ocorreu o Expo 2005)
Endereço: 〒480-1342  1533-1 Otsu, Ibaragabasama, Nagakute-shi, Aichi
Datas e horários: 19 e 20 de novembro – das 10 às 17h00
Entrada: gratuita
Telefones: +81-52-770-8177 | 52-954-6355 (Secretaria de Turismo de Aichi)
Mais informações: Site oficial do World Samurai Summit 2016

Comentários