1º festival japonês ‘Tanabata Matsuri’ começa hoje em Santa Catarina

O evento, que é uma das maiores festas populares do Japão, tem entrada gratuita e conta com exposições, apresentações de taikô, Bom Odori , cerimônia do chá, oficina de origami, karaokê, praça de alimentação, entre outras atrações típicas da cultura japonesa.

Do Mundo-Nipo

O Tanabata Matsuri, uma das maiores festas populares do Japão, terá início nesta sexta-feira (3) em Florianópolis, no Estado de Santa Catarina. A primeira edição do evento na capital catarinense, que tem entrada gratuita, acontece no Palácio Cruz e Souza e contará com exposições, apresentações de taikô, Bom Odori (dança japonesa), oficina de origami, demonstração da cerimônia do chá, karaokê, praça de alimentação, entre outras atrações típicas da cultura japonesa.

Também conhecido como Festival das Estrelas, o Tanabata é celebrado há mais de mil anos pelos japoneses, com inspiração em uma antiga lenda sobre as estrelas Vega e Altair, que podem ser vistas juntas no céu apenas uma vez ao ano.

Segunda a lenda, as estrelas representam um casal, a princesa Orihime (Vega) e o jovem Kengyu (Altair). Os dois teriam se apaixonado de forma fulminante e deixado de lado as obrigações diárias, recebendo como castigo morar em lados opostos da Via-Láctea. Uma vez a cada ano, no entanto, o o casal tem permissão para se encontrar e, em compensação, deve atender aos pedidos da Terra nesta data.

O festival em Florianópolis comemora os 120 anos de amizade entre o Brasil e o Japão e é realizado pelo Consulado Geral do Japão em Curitiba, em parceria com a Associação Nipo Catarinense e a Miyage Kenjikai. O evento tem apoio da Nipo Cultura e da Prefeitura Municipal de Florianópolis, por meio da Fundação Franklin Cascaes.

Serviço
Festival japonês Tanabata Matsuri
Local: Museu Histórico de Santa Catarina – Palácio Cruz e Souza
Endereço: Rua Arcipreste Paiva – Centro, Florianópolis
Data e horário: sexta-feira (3), das 11h às 19h, e sábado (4), das 9h às 17h
Entrada: Gratuita

Fontes: Jornal Hora de Santa Catarina | Guia O barato de Floripa.

*Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Japão leva queixa à OMC contra o Brasil

Next Article

Mao Asada retornará às competições em outubro, no Japan Open

Related Posts