Universidade de Tóquio é 23ª no ranking das melhores do mundo e nº 1 da Ásia

Além de se manter como a melhor da Ásia, a Universidade de Tóquio subiu quatro posições no ranking. Outras universidades do Japão também se mantiveram no Top 200.

Do Mundo-Nipo

A Universidade de Tóquio é novamente a melhor instituição de ensino superior da Ásia e a 23ª do mundo na edição 2013-2014 do ranking internacional Times Higher Education (THE), divulgado na quarta-feira (2), em Londres.

 

Universidade de Tóquio (Foto: Aflo Images)
“O Japão tem vindo a reforçar a sua posição como país número um da Ásia”, disse o editor da THE (Foto: Aflo Images)

 

A Universidade de Tóquio subiu quatro posições em relação ao ano passado, ocupando o 23º lugar no ranking deste ano, e manteve sua posição de número um da Ásia.

Outras instituições de ensino superior do Japão também se mantiveram entre as 200 melhores do mundo. A Universidade de Kyoto ficou em 52º lugar (subiu duas posições), o Instituto de Tecnologia de Tóquio em 125º (subiu três posições) e a Universidade de Tohoku ficou em 150º no ranking (caiu treze posições).

Os rankings são baseados em 13 indicadores distintos de desempenho: ensino, pesquisa, transferência de conhecimento e perspectiva internacional. O ranking também avalia o desempenho dos estudantes e a produção acadêmica nas áreas de engenharia e tecnologia, artes e humanidades, ciências da vida, ciências sociais, saúde e física.

O ranking deste ano mostrou muitas instituições da Ásia ganhando terreno, enquanto várias universidades europeias caíram na classificação.

O Instituto de Tecnologia da Califórnia sustentou o primeiro lugar pelo terceiro ano consecutivo, enquanto a Universidade de Harvard, empatada com a Universidade de Oxford, recuperou o segundo lugar.

Phil Baty, editor do Times Higher Education rankings, disse: “Em meio as previsões de declínio e preocupações sobre o ritmo lento de internacionalização, o Japão tem vindo a reforçar a sua posição como país número um da Ásia. A Universidade de Tóquio permanece entre as melhores do Continente Asiático”.

O Brasil, infelizmente, não tem nenhuma universidade entre as 200 melhores do mundo. A Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) perderam várias posições na lista das principais instituições.

A USP tinha alcançado o 158º lugar no ano passado, e agora figura na faixa dos 226º a 250º lugares. Já a Unicamp caiu da faixa dos 251º a 275º lugares para a dos 301º a 350º lugares no ranking desse ano.

VEJA O RANKING COMPLETO (link para o site da Times Higher Education).

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Japão e EUA cooperam contra ataques cibernéticos e invasões territoriais

Next Article

Premiê do Japão se reunirá com Vladimir Putin à margem do fórum da Apec

Related Posts